Grupo de Estudos discute o Mercado Profissional do Cientista Social

Nesta terça-feira (4), às 17h30min, inicia suas atividades o grupo de estudos “O Mercado Profissional do Cientista Social”, projeto de ensino da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Estão convidados a participar alunos do curso de graduação em Ciências Sociais e dos programas de pós-graduação em Sociologia e em Ciência Política, além de alunos de outros cursos da UFPel que estejam interessados. O encontro será no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), na Rua Alberto Rosa, 154, segundo andar.

A profissão de cientista social no Brasil tem sofrido alterações no decorrer do século 20 e coloca novos desafios nas primeiras décadas do século 21. De acordo com o professor Rafael Braz, os próprios cientistas sociais, especialmente os sociólogos, têm refletido e feito análises relevantes sobre o desenvolvimento e estado da profissão no país.

Podem ser caracterizados diferentes papéis atribuídos ao cientista social na sociedade brasileira: o de profissional público, profissional acadêmico ou o de técnico social.

Conforme a proposta do grupo, conhecer melhor a inserção e as reflexões sociológicas dos cientistas sociais contribui para que os alunos do curso de Ciências Sociais possam começar a conhecer qual é o mercado profissional futuro, além de começar a participar ativamente na consolidação e ampliação da atividade profissional na região Sul do Brasil.

Publicado em 03/07/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.