Primeiro Cine Residência discute anticorpos monoclonais

Nesta segunda-feira (29), as enfermeiras vinculadas ao Programa de Residência em Atenção à Saúde Oncológica do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) realizaram o primeiro evento “Cine Residência”. O evento abordou o tratamento com Anticorpos Monoclonais e teve a reprodução do filme “Uma chance para viver” (2008).

Antes do filme, a residente Sandy Vaconcellos fez uma introdução sobre o câncer e a maneira como ele se desenvolve no organismo, bem como sobre a Terapia Alvo, considerada a maneira mais eficaz e com menos danos à saúde para combater doenças autoimunes, câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. A aluna encerrou a sua fala abordando a ação do tratamento no organismo.

Para dar continuidade, a mestranda Luana Mortola destacou que os medicamentos com anticorpos monoclonais têm sido fabricados no país desde 2012. Ela discorreu sobre a evolução desses produtos e sobre o desenvolvimento do tratamento, contando a história e evolução do método, as suas vantagens, indicações, tipos de tratamento e possíveis reações. “Esse tratamento é inovador e pode ser aliado ao tratamento tradicional de quimioterapia”, ressaltou.

Durante a apresentação do filme, foram oferecidos aos participantes, pipoca, refrigerante e marshmallow.

Publicado em 31/05/2017, na categoria Notícias.