Professores ingressantes participam de formação

Com a intenção de integrar o professor ingressante à cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e responder à demanda de formação articulada ao estágio probatório, a Pró-Reitoria de Graduação promove, durante esta semana, o 1º Evento do Projeto de Formação Continuada de Professores Ingressantes.

O evento, correspondente à primeira oferta de formação, está estruturado no formato de dois módulos, que ocorrem de forma concomitante ao longo da semana, durante manhã e tarde, perfazendo um total de 40 horas. A formação aborda temas referentes à esfera pública no magistério superior, à natureza da cultura universitária, às concepções e sistemática de projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como o saber pedagógico na prática docente.

Docente na UFPel desde 2014, o professor Daniel Palomino, do Centro de Engenharias, participa pela primeira vez de um evento com essa proposta. Segundo ele, um docente ingressa com os saberes técnicos da carreira, mas muitas vezes sem os conhecimentos administrativos necessários. “Esse tipo de ação é essencial para quem está começando, e importante para que se tenha um norte dentro da Universidade”, observou.

Na abertura do encontro, o reitor Pedro Curi Hallal salientou que essa é uma oportunidade de “mostrar a cara da Universidade”. Segundo ele, o motivo principal do encontro está ligado à proposta da Pedagogia Universitária, conceito caro à gestão da UFPel. Conforme o reitor, a expansão das universidades federais trouxe inúmeros benefícios, mas, no entanto, acarretou que a seleção de professores considerasse mais a experiência em pesquisa do que a docente. “Obviamente o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis, mas é importante que se colabore com a formação em ensino”, pontuou. Segundo o dirigente, essa será a tônica de outras atividades que ainda virão. “Estamos fazendo um movimento para qualificar e valorizar o componente ensino na Universidade”, disse.

Hallal também mencionou outros aspectos intimamente ligados aos docentes, como a carga horária – que, além de atender a uma recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) deverá garantir a diminuição das discrepâncias entre o corpo docente e será debatida junto às Unidades. Falou, ainda, sobre a alocação de vagas docentes, que deve valorizar os cursos que mais precisam, especialmente os recentemente criados.

Fazendo coro ao reitor, a pró-reitora de Graduação, Maria de Fátima Cóssio, salientou que a cultura da produtividade criada nas universidades públicas tem por um lado trazido qualificação, mas que tem repercutido seriamente no ensino: faltam professores que queiram atuar na graduação, pela exigência da pesquisa e da pós. “Devemos fazer o alerta: a universidade, sobretudo no Brasil, atende ao tripé ensino, pesquisa e extensão, mas é uma instituição educacional e deve ter como foco o preparo de pessoas para o ensino profissional e, além disso, de pessoas para atuarem na sociedade”, destacou. Ela falou, também, sobre a criação da Coordenação de Pedagogia Universitária, que tem o compromisso de acolher, dialogar e auxiliar os professores.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Christino, falou sobre a modernização recente da carreira docente e colocou a PROGEP à disposição de todos.

As responsáveis pelos Núcleo de Formação de Professores, Larissa Patron, e Núcleo de Acompanhamento de Coordenadores de Curso, Eleonora Santos, destacaram a busca pelo acolhimento e reflexão sobre a questão pedagógica. “Esse evento preenche uma lacuna notada por muitos de nós, professores”, disse Larissa. “Que seja um espaço para além da formação: de integração para os docentes”, concluiu Eleonora.

Veja a programação dos próximos dias:

Terça-feira, dia 23
Concepção, Estruturação e Procedimentos na PRG

Teorias da Aprendizagem e suas Repercussões no Ensino
Ministrante: profa. Magda Damiani (PPGE)

Quarta-feira, dia 24
Concepção, Estruturação e Procedimentos na PRPPG

Etnicidades e Diversidade na Educação Superior
Ministrantes: prof. Cláudio Carle e profa. Rosemar Lemos, da Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis (CAPE), e profa. Rita Cóssio, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

Quinta-feira, dia 25
Concepção, Estruturação e Procedimentos na PREC

Estratégias de Ensino e a Aula Universitária
Ministrante: profa. Rita Cóssio, do NAI
Sala 308 – Campus Anglo

Sexta-feira, dia 26
Visitação às Unidades da UFPel – Confraternização
Saída do Auditório da Reitoria – Campus Anglo

O Biográfico como uma Categoria da Experiência Formativa do Futuro Profissional
Ministrante: profa. Lúcia Maria Vaz Peres, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM)
Auditório da Reitoria – Campus Anglo

Publicado em 23/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.