A Influência do Apartheid na Cultura é tema de palestra nesta quinta, às 16h, no Lyceu
A Influência do Apartheid na Cultura dos Sul-Africanos e na Cultura do Resto do Mundo é o tema da palestra a ser proferida nesta quinta-feira (4), às 16h, no prédio do Lyceu. A entrada é gratuita. O palestrante é Peter Matela, presidente da Greater Tzaneen Community Foundation da África do Sul.
O palestrante e os outros membros da Fundação, Pedro Tuco Tuco, de Moçambique, Manuel Zunguze (Moçambique) e Mmutshwana Alton Mapampo (Africa do Sul)) estão em Pelotas desde o dia 30 de abril, desenvolvendo uma extensa jornada de trabalho junto ao Núcleo de Artes, Linguagem e Subjetividade, coordenado pela professora Denise Bussoletti e pelo CocTec, coordenado pela professora Rosária Sperotto, da Faculdade de Educação.
Durante estes dias, ocorreram uma série de uma extensa jornada de atividades com destaque especial para a atividade cultural que aconteceu no dia 1º de maio, na Casa do Tambor, no Laranjal, onde ocorreu a cerimônia de entrega de um tambor ofertado pela Comunidade de Tzanneen(Africa do Sul), como resposta ao trabalho e ao tambor latino-americano deixado pelos membros pertencentes aos dois grupos de pesquisa que estiveram em março, em missão de trabalho na África do Sul e em Moçambique.
A vinda dos africanos celebra um convênio que está sendo firmado entre a UFPel e a Greater Tzaneen Community Foundation além de outras entidades tais como o Ministério da Cultura do Uruguai, Ministério da Cultura de Moçambique, Escola de Artes Visuais de Maputo, Greater Tzaneen Municipality (África do Sul), Greater Tzaneen Development Agency (África do Sul), National Youth Development Agency (África do Sul) e Nelson Mandela Foundation (África do Sul).
O convênio trata-se de um Programa de Intercâmbio Cultural entre o Brasil, Uruguai, África do Sul e Moçambique e que possui como missão a realização de atividades de formação, produção e intercâmbio artístico-cultural entre instituições, entidades, grupos culturais e artísticos da América Latina e da Africa voltados para a infância e para a juventude e que tenham o protagonismo infantil e juvenil como objeto central de suas atribuições e atividades.