Turismo inclusivo: evento leva deficientes visuais a patrimônio de Pelotas

O feriadão do Dia do Trabalho foi de pensar a inclusão nas atividades de turismo. Ocorreu em Pelotas (RS) o 1º “Encontro Olho de Sogra: Acessibilidade, turismo e cultura se encontram aqui”, idealizado pelo estudante de Museologia Leandro Pereira, portador de deficiência visual. Participaram da atividade deficientes visuais vindos de cidades da região e de locais como Rio de Janeiro (RJ), Joinville (SC), Jaraguá do Sul (SC) e Presidente Prudente (SP).

Além de discutir a temática da inclusão na área, o evento teve o objetivo de fomentar o turismo na região de Pelotas e passar para os visitantes  informações culturais sobre a cidade e sua história. Para a elaboração do roteiro e sua aplicação houve a participação de estudantes do curso de Turismo e turismólogos formados pela UFPel.

Um dos diferenciais foi o recurso da audiodescrição existente durante os passeios, o que possibilitou que as pessoas com deficiência visual tivessem acesso as características da cidade, como paisagem urbana, tipo arquitetônico dos casarões, disposição do comércio no centro da cidade e outras informações que não são percebidas por quem não enxerga.

A programação iniciou pelo Museu do Doce, justamente por apresentar um programa de acessibilidade que dispõe de recursos que facilitam o entendimento de pessoas com deficiência visual através das maquetes táteis, catálogos em braille, audioguias e a mediação acessível, fruto do projeto de extensão do Museu do Conhecimento para Todos.

O nome do evento, “Olho de Sogra”, foi uma homenagem ao tradicional doce e uma referência humorada ao órgão responsável pela visão, representando de maneira implícita a deficiência visual.

Publicado em 03/05/2017, na categoria Notícias.