Conservatório de Música promove Curso de Regência

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON) abrem o Curso de Regência Coral e Orquestral, em nível de extensão universitária. O professor será o músico regente e compositor Alex Sandro de Oliveira.

A capacitação busca atender às necessidades da comunidade musical pelotense e terá seu primeiro módulo de junho a outubro, a partir das 18h30min. Serão quatro horas semanais, com dias a combinar.

Os candidatos passarão por uma entrevista com o professor, no dia 19 de maio, das 13h30min às 19h. A conversa servirá para que o professor conheça os alunos e possa adequar o nível de conhecimento dos estudantes ao conteúdo do curso. Na semana seguinte à entrevista ocorrerá a matrícula, das 13h30min às 18h.

O valor do curso será de cinco parcelas de R$ 120,00, pagas antecipadamente no início de cada mês. Os sócios da ASSAMCON que estiverem com suas mensalidades em dia terão desconto de 20% no valor de cada parcela.

Aos alunos que concluírem o curso será oferecido um certificado pela ASSAMCON.

O professor
A carreira musical de Alex Sandro de Oliveira iniciou aos oito anos de idade, obtendo orientação musical com seu pai, professor Sebastião José de Oliveira. Estudou euphonium e regência na Universidade Livre de Música de São Paulo por sete anos e composição e regência no curso superior do Conservatório Dramático Musical de São Paulo. Também é Compositor, tendo obras já consagradas e gravadas.

Obteve orientações de euphonium com renomados professores como:
– Charles Delarubia (Inglaterra);
– Henrique Crespo (Argentina);
– Charles Vernow (EUA);
– Ogger Bobo (Dinamarca);
– Sadahide Yamashita (Japão);
– Donald Smith (EUA);
– Dráuzio Chagas (Brasil).

Obteve orientações de Regência, com os renomados maestros Benito Juares, Roberto Farias e Sérgio Igor Chine e participou de masterclass com os maestros Laszlo Marosi (Hungria) e o Maestro Dwight Satterwhite (EUA).

Estudou composição com o compositor Sebastião José de Oliveira também obteve orientações com os compositores Amaral Vieira e Villane Cortez.

Participou de importantes Festivais de Música como:
– Curitiba, Brasília, Campos de Jordão, Tatuí, Cubatão e João Pessoa, Campinas;
– 1ª e 2ª Conferência Sul-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica; onde teve a brilhante estreia de sua consagrada peça musical: o Poema Sinfônico “O Desbravador”, com grande aceitação do seleto público presente.
Em sua carreira atuou nos seguintes Grupos Musicais:
– Orquestra Philarmonia; (Funart SP);
– Orquestra Sinfônica de Santo André;
– Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), como músico convidado;
– Corporação Musical de São Caetano do Sul (chefe de naipe e Regente assistente);
– Banda Lira de Santo André (chefe de naipe);
– Banda musical do II Batalhão de Caçadores (Exército Brasileiro);
– Banda Musical de Ribeirão Pires (chefe de naipe);
– Banda Sinfônica do Exército (chefe de naipe);
– Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (chefe de naipe);
– Banda Sinfônica de Cubatão (chefe de naipe);
– Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (músico convidado);
– Quarteto Euphonia;

Solisticamente esteve à frente da Banda Sinfônica do Exército em importantes Salas de Concerto tais como:
– Teatro Municipal de São Paulo;
– Fundação Oscar Americano;
– Teatro Municipal de Osasco;
– Teatro Municipal de Barueri;
– Sala São Paulo;
– Espaço Cultural da Especex;
– Teatro Municipal de Santos;
– Teatro da Fapesp;
– Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo;
– Sala Rosa Rosarvom;
– Espaço Cultural VI Bil;
– Teatro São Pedro.

Participou de gravações importantes onde se destaca:
– CD duplo da Banda de Música do II BC;
– CD da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo;
– CD do Quarteto Euphonia;
– Gravação para TV Cultura da Estreia da 3º Sinfonia (A Heroica) de Heitor Villa Lobos com a OSESP, entre outros.

Como Regente atuou nos seguintes grupos:
– Banda Sinfônica de Mauá;
– Grupo de Tubas, Euphonium e Percussão da Banda Sinfônica do Exército;
– Brass Band Regente Feijó;
– E como Regente convidado da Orquestra Filarmônica da ADMM.

Como compositor, atualmente possui obras sendo executadas em solo nacional e internacional, como a obra “Poema Sinfônico ‘O Desbravador’”, entre outras.
Atuou como professor no curso Livre de Música da Unipalmares, como professor substituto da Faculdade Mozarteun, e nos encontros da AFABAN em suas 4º e 9º edições.

Entre alguns de seus méritos se destacam:
– Troféu Revelação da Noite do 1º Mapa Cultural de São Caetano do Sul em 1995; onde se deu a estréia de sua 1ª Sinfonia “Sinfonia Elisabete”;
– Em 2000 na cidade de São Vicente, junto à Banda Musical do II BC, recebeu o Troféu Cláudio Volfhi por seu desempenho e profissionalismo;
– Em 2003 recebeu a Placa de Destaque do Ano, outorgada pela sociedade SOABAMA da cidade de São Vicente SP;
– Em 2008 recebeu o Colar Cívico Cultural, dos Nobres Cavaleiros de São Paulo, no grau de Cavaleiro;
– Considerado o melhor euphonista do Brasil de 2005 a 2010, pelos críticos de arte de São Paulo.
– Em 2012 na cidade de Santarém no estado do Pará, recebeu a honraria “Maestro Wilson Fonseca”, na estreia de sua obra “Pequena Fantasia Sobre Temas de Wilson Fonseca”;
– Em 2016 sagrou-se campeão do concurso nacional para a escolha da Canção da 11ª Brigada de Infantaria Leve, onde sua obra foi escolhida, com letra, música e arranjo de sua autoria.

Publicado em 02/05/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.