PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos promove Aula Inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (PPGCTA/UFPel) realiza, nesta terça-feira (14), a partir das 15h, a Aula Inaugural do Período Letivo 2017.

Na ocasião, será apresentada a Aula “A CAPES e os Desafios da Pós-Graduação na Área de Ciência de Alimentos”, pela coordenadora da Área de Alimentos na CAPES e professora doutora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Maria Angela de Almeida Meireles Petenate.

O evento será realizado na Sala 711 do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

Mais informações podem ser encontradas no site www.dctaufpel.com.br/ppgcta.

A palestrante
A professora Maria Angela Meireles concluiu o doutorado em Engenharia Química pela Iowa State University em 1982. Recebeu dez prêmios/homenagens, destacando-se os Prêmios CAPES-Elsevier 2014: Mulheres Cientistas, Capes de Tese 2012 e o CAPES de Tese 2011 – Menção Honrosa. Foi eleita em 2014 como Fellow da IAFoST. Publicou cerca de 251 artigos em periódicos especializados e 522 trabalhos em anais de eventos. Possui 41 capítulos de livros publicados. Apresentou 68 conferências e palestras em eventos nacionais e internacionais. Foi presidente do tribunal de júri da defesa de tese de doutorado de Rodolfo Vegas na Universidade de Vigo na Espanha. Supervisionou sete projetos de pós-doutoramento, orientou 30 dissertações de mestrado, 44 teses de doutorado e co-orientou uma tese de doutorado, além de ter orientado 44 trabalhos de iniciação científica e 20 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Agronomia. Está orientando oito teses de doutorado e quatro trabalhos de IC. Entre 1984 e 2016 participou de 90 projetos de pesquisa. Atualmente coordena quatro projetos de pesquisa. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos. É membro do corpo editorial de 11 periódicos e atua como revisora para 35 periódicos. Editou o livro: “Extracting Bioactive Compounds for Food Products: theory and applications” para a CRC Press/Taylor & Francis e o livro “Fundamentos de Engenharia de Alimentos” para a Editora Atheneu.

Publicado em 13/03/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.