Curso “Mia Couto: textos escolhidos” será ofertado nesta semana

A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel) promove, nesta semana, o curso curto “Mia Couto: textos escolhidos”. A atividade, liderada pelo PET Educação, será realizada nos dias 14, 15 e 16 de março, das 17h às 19h, no Auditório do Museu do Doce – Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório.

O curso constitui-se de leituras públicas de fragmentos literários poéticos e narrativos do escritor moçambicano nascido António Emílio Leite Couto.

Integrada a outras iniciativas do Grupo de Estudos em Leitura Literária (GELL) e da Sala de Leitura Erico Verissimo, da FaE, a atividade busca apresentar aos participantes fragmentos de obras do escritor moçambicano em língua portuguesa. Dando continuidade à primeira iniciativa ocorrida em 2017, que teve como escritor estudado o romancista José Saramago, a proposta é ler para aprender a apreciar os escritos de Mia Couto.

De acordo com a coordenadora da atividade, professora Cristina Maria Rosa, a leitura de autores em língua portuguesa objetiva dar a conhecer textos literários de qualidade e realizar leituras orais e comentadas de autores de além-mar, em língua portuguesa. Além disso, procura reunir leitores e apreciadores de literatura, utilizando um espaço público e lendo para a cidade.

O curso integra as Micropolíticas de Leitura da Sala de Leitura Erico Verissimo em 2017 e é destinado ao público em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail cris@ufpel.tche.br. A participação será certificada.
Programa:
14/03: Cristina Maria Rosa e a literatura para crianças de Mia Couto
Textos: O adiado avô (conto) e Sapatos de tacão alto (conto).

15/03: Beatriz Helena da Rosa Pereira: Contos e um ensaio de Mia Couto;
Textos: O menino que escrevia versos (conto), A menina sem palavra (conto) e Quebrar armadilhas (ensaio).

16/03: Márcia Duarte e os textos para adultos de Mia Couto.
Texto: E se Obama fosse africano?

Publicado em 13/03/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.