Seis novas pré-incubadas começam a trabalhar na Conectar

Começaram na sexta-feira (3) as atividades das novas pré-incubadas da Conectar, incubadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). São seis empresas, de segmentos variados, que estão recebendo assessoria para o desenvolvimento de seus Planos de Negócios. A primeira atividade ocorreu no fim da tarde da sexta, no miniauditório da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim.

São duas empresas da área de biotecnologia. Uma trabalha com diagnóstico de leptospirose animal e outra com desenvolvimento de serviços de sequenciamento de DNA. A empresa da área de arquitetura atua com soluções em fabricação digital, possibilitando a comunicação do espaço digital em espaço físico. Os outros três empreendimentos pré-incubados são da área de tecnologia da informação. Um deles propõe ações em prestação de serviços na área de cuidados domésticos na modalidade diarista via app e-hailling. Outro, serviço de fechamento de contas on-line, transferência de bens digitais e memorial digital em redes sociais. O terceiro desenvolve aplicativo para gerenciamento de equipamentos, dados cadastrais e financeiros de academias.

Em setembro, após avaliação do Comitê Gestor e Coordenação da Incubadora, as empresas poderão avançar para a fase de incubação.

Representando a Reitoria da Universidade no ato de começo de atividades, o vice-reitor Luís Amaral ressaltou a autonomia que a Conectar tem e o suporte dado pela Administração Superior para este trabalho. “Tudo para termos uma estrutura conectada com os esforços de formação desenvolvidos dentro da Instituição”, frisou.

O papel central da inovação em Ciência e Tecnologia para a UFPel e para o país foi um dos destaques da fala do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco. Ele destacou o apoio dado pela Pró-Reitoria ao desenvolvimento das atividades da Conectar.

Ainda na abertura dos trabalhos da sexta-feira, coordenados pela administradora da Incubadora, Adalice Kosby, o coordenador de Inovação da PRPPG, Vinicius Campos, disse que empreendedorismo e inovação serão fortemente fomentados na UFPel.

“Neste momento vocês já são empreendedores”, sentenciou com alegria o coordenador da Conectar, Felipe Marques, dirigindo-se aos membros das empresas pré-incubadas e aos das incubadas, que também participaram do começo dos treinamentos. Ele lembrou que, com a regulamentação que tramita na Universidade das empresas juniores, estas poderão ter parcerias com as empresa pré-incubadas na Conectar.

De olho no mercado
A Conectar tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, apoiando projetos, dando suporte e assessorias, oferecendo infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado.

Atualmente, a Conectar tem sete empresas em estágio de incubação, nos segmentos do agronegócio, tecnologia da informação, indústria criativa, biotecnologia e saúde, todas com produtos e serviços inovadores. São elas:

Magen – Projeto, implantação e serviços em sistemas de softwares livres;
Partamon – Serviços e tecnologias em Manejo Integrado de Pragas (MIP);
Bioplant Tech – Produtos e serviços em multiplicação de plantas in vitro;
Indeorum – Sistema de gestão para cursos de pós-graduação;
Alpago – Desenvolve sistema para a gestão da cadeia de ovinos, ligando produtores, frigoríficos e corretores;
Estúdio Santa Irene – é uma empresa de criação de animações e ilustrações em 2D para diversos fins, como vídeos educacionais e institucionais, animações para jogos de celular e aplicativos;
EW Bio – empresa que trabalha com o desenvolvimento de biomateriais para a área de saúde.

Publicado em 06/03/2017, nas categorias Destaque, Notícias.