Tranquilidade e alegria marcam primeiro dia de matrículas

Os sorrisos não escondiam: era o dia de começar a realizar o sonho da trajetória acadêmica em uma universidade pública. Diversos estudantes reúnem-se desde a manhã desta sexta-feira (3) no recentemente alugado prédio da rua Almirante Barroso para as matrículas dos aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), metodologia para a qual são destinadas 90% das vagas da Universidade Federal de Pelotas.

Um grande mutirão formado por servidores dos mais diversos setores da UFPel deixou de lado o ponto facultativo decretado para este dia 3 para atender aos novos integrantes da comunidade universitária. A acolhida ao primeiro estudante presente foi conduzida pelo reitor Pedro Curi Hallal, que acompanhava de perto, sorrindo ao ver os demais sorrisos, todo o processo. “É muito bonito ver essa gurizada alegre”, comemorou, ao destacar a grande presença dos veteranos e outros estudantes que estão colaborando no processo.

Segundo a coordenadora de Registros Acadêmicos, Emileni Tessmer, apesar de a procura pelo primeiro dia de matrícula estar acima do esperado, o trabalho está fluindo bem e de forma tranquila. Ela destacou que, apesar de haver um cronograma estipulado para cada curso, há possibilidade de atendimento nos demais dias, o que ocasionará, na sua opinião, uma maior movimentação na segunda (6) e terça-feira (7).

Agilidade

Ações inéditas, de forma a dar mais agilidade e reduzir a burocracia, foram adotadas a partir desse processo de matrículas. Uma delas, supervisionada de perto pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mario Azevedo Júnior, é o preenchimento de formulário online por parte dos estudantes que foram selecionados por meio das cotas sociais com uma imediata entrevista pelos assistentes sociais. O cadastro nessa etapa prescindirá o processo manual posterior para quando eles se inscreverem para os programas de assistência estudantil. “Todas as informações já estarão no Cobalto”, explica o pró-reitor.

Além disso, em outro espaço, a Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-Racial já dava andamento ao processo de entrevistas e verificação de origem e constituição fenotípica para os aprovados em cotas raciais. A chefe do processo, Rosemar Lemos, destacou que o grupo, composto por 18 pessoas, entre docentes, técnico-administrativos, estudantes e representantes da sociedade civil, está encontrando um trabalho tranquilo.

Salvar

Publicado em 03/02/2017, nas categorias Destaque, Notícias.