Trabalho de Custos desenvolvido no HE UFPel/Ebserh recebe prêmio em Congresso Internacional
O trabalho intitulado “A utilização do método de Custeio Time-DrivenActivity-BasedCosting (TDABC), uma nova proposição do método de Custeio Activity-BasedCosting (ABC), como ferramenta de informação de custos no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)” foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Relatos de Experiências do 6º Prêmio Chico Ribeiro – Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público/2016.
O Prêmio foi recebido em Natal, no Rio Grande do Norte, no dia 21 deste mês, durante a realização do 6º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2016. Na cerimônia de premiação, o certificado e o prêmio foram entregues ao chefe do Setor de Contabilidade do HE, contador Bruno Peserico Martini, pelo ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Previdência Social, Nelson Machado, e pelo ex-ministro da Educação, José Henrique Paim. O presidente da Ebserh, Kleber Morais, também esteve na cerimônia.
Ainda, na oportunidade do evento, o trabalho foi apresentado por Martini no painel “Qualidade do Gasto Aplicado aos Setores Finalísticos: Saúde, Educação e Segurança”, a convite do presidente da Ebserh, que também foi painelista junto a Wagner Vilas Boas (ex-secretário executivo adjunto do Ministério da Educação) e Gil Pinto Loja Neto (auditor-geral da Ebserh). A coordenação do painel foi de José Henrique Paim.
Além do destaque e recebimento do certificado pelo primeiro lugar, o trabalho recebeu um prêmio em dinheiro de R$ 1,5 mil, que terá o valor revertido, por decisão dos autores, para a causa da Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos do HE UFPel/Ebserh.
O Congresso é organizado por importantes representações do Setor Público Brasileiro e Internacional, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Embaixada Francesa no Brasil, Embaixada Espanhola no Brasil, Escola Superior de Administração Financeira (ESAF), Fundo Monetário Internacional (FMI), e integrantes da Rede de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Rede CQ), como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Tesouro Nacional, Receita Federal e Ministério da Fazenda.
O resultado pode ser acessado através deste link.
O trabalho
Desenvolvido pelo Setor de Contabilidade da Divisão Administrativa Financeira, da Filial EBSERH do Hospital Escola da UFPel, o trabalho apresentou um relato de experiência do levantamento e análise dos processos e custos inerentes ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Instituição, através da metodologia de Custeio TDABC.
O estudo foi desenvolvido durante cinco meses, com fundamentação teórica, pesquisa e coleta de dados in loco, quando se pôde acompanhar, analisar e avaliar o trabalho desenvolvido nos programas mantidos pelo SAD/HE, Programa de Internação Domiciliar (PIDI) e Melhor em Casa, e os Custos dos processos de ambos os programas.
O trabalho foi coordenado e submetido por Martini, e supervisionado pelo gerente administrativo, administrador Tomás Dalcin, e pela superintendente da filial, médica Julieta Carriconde Fripp, idealizadora do projeto. Participou também da coleta e compilação dos dados a contadora Kellen Fernanda dos Santos de Quadro.