Cine UFPel divulga a programação da semana
O Cine UFPel começou a semana com a exibição do longa “O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol”, que ocorreu nesta segunda (17). A programação continua nesta quinta-feira (20), com a Sessão Cinemas em Rede, quando será exibido o longa “Glauco do Brasil”, às 19h.
Na sexta (21), as atividades continuam às 14h, com a Operação Sônia Silk. Serão apresentados “O Uivo da Gaita”, “O Rio nos Pertence” e “O Fim de uma Era”. Ainda na sexta, às 19h, terá Encontro Animado com Andrés Lieban, com o longa “Meu Amigãozão”. Após a sessão, haverá debate com o diretor.
No sábado (22), o Cineclube Zero Quatro apresenta o filme “Terra em Transe”, às 16h.
O Cine UFPel fica na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim. A entrada é gratuita.
Programação
Segunda-feira, 17/10, às 19h
The Black Cine
Longa: O Coco, A Roda, o Pnêu e o Farol
Dir.: Mariana Brennand Fortes
(Doc 2007, 80min)
Sinopse: O coco, samba de coco ou coco de roda, é um ritmo tradicional do nordeste do Brasil. Sua batida contagiante invade as casa e toma conta das ruas do Amaro Branco, bairro nos arredores de Olinda, Pernambuco, onde há mais de 100 anos, o coco faz história. Quem vive no bairro, vive no meio da roda. Essa brincadeira atravessa a madrugada no Pneu, reduto onde os mestres entoam seus versos sob a luz do farol. Do alto, ele observa tudo o que acontece em Olinda enquanto guia os pescadores em alto-mar. O filme mostra os personagens, a tradição e a riqueza deste ritmo nordestino. (Com debate após a sessão)
Quinta-feira, 20/10, às 19h
Sessão Cinemas em Rede
Longa: Glauco do Brasil
Dir.: Zeca Brito
(Doc, 2015, 80min)
Sinopse: A vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues (1929-2004). Gaúcho de Bagé, Rio Grande do Sul, é considerado por teóricos, críticos e artistas um dos principais pintores da pop art na América Latina. A trajetória de Glauco é retratada por meio de uma série de entrevistas, registros de arquivo e imagens dos cenários no qual o pintor vivenciou e se inspirou. Com depoimentos de Nicolas Bourriaud, Ferreira Gullar, Gilberto Chateaubriand, João Bosco, Luis Fernando Veríssimo, Camilla Amado, Frederico Morais, entre outros.
Sexta-feira, 21/10, às 14h – Operação Sônia Silk
O Uivo da Gaita
Dir.: Bruno Safadi
(Fic, 2015, 82min)
Sinopse: Antônia e Pedro formam um jovem casal que vive em união estável. Mas a partir do encontro com Luana, eles vêm sua relação se fragilizar quando as duas garotas se apaixonam. Romance, sedução, angústias e medo do futuro se instauram. “O Uivo da Gaita” faz parte do projeto Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem para salas de cinema, produzidos de forma cooperativa, com equipe e elenco comuns.
O Rio nos Pertence
Dir.: Ricardo Pretti
(Fic, 2015, 75min)
Sinopse: Depois de receber um estranho cartão-postal, Marina, uma jovem de 30 anos, decide voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, depois de uma ausência de dez anos. Marina não sabe exatamente por que voltou: busca respostas para acontecimentos estranhos, mas tudo parece cada vez mais confuso. O Rio de Janeiro parece estar sob um misterioso feitiço. “O Rio nos Pertence” faz parte do projeto Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem para salas de cinema, produzidos de forma cooperativa, com a mesma equipe e elenco.
O Fim de uma Era
Dir.: Bruno Safadi e Ricardo Pretti
(Fic, 2015, 73min)
Sinopse: Silk, série de três filmes de longa-metragem para salas de cinema, produzidos de forma cooperativa, com equipe e elenco comuns. Foi montado a partir de cenas dos bastidores dos outros dois, em preto-e-branco, e com narração de atores como Fernando Eiras e Helena Ignez.
Sexta-feira, 21/10, às 19h
Encontro Animado com Andrés Lieban
Longa: Meu Amigãozão
Dir.: Andrés Lieban
Sinopse: Baseada no curta AmigãoZão, a animação têm esses animais como “amigos conselheiros”, que vão ajudar três pequenos que estão naquela fase de irem pela primeira vez à escola, o que resultará em ficar longe dos pais e criar novas amizades. Ou seja, eles servem como uma metáfora de três grandes amigos, no sentido de verdadeiros. O aspecto inusitado deles até sugere que possam ser imaginários, o que não é o caso – eles são quase que brinquedos com personalidades. (Debate com o diretor após sessão)
Sábado, 22/10, às 16h – Cine Clube Zero Quatro
Longa: Terra em Transe
Dir.: Glauber Rocha
(Fic, 1967, 106min)
Sinopse: O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo.