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UFPel promove formação em questões étnico-raciais e ações afirmativas

cartaz-formacaoNesta quinta-feira (20) será realizada a primeira etapa da formação “Questões Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na Sala de Aula – Diálogos e Perspectivas”. O evento é voltado para professores e estudantes de licenciaturas e é promovido pelo projeto “Cotas: um Diálogo Afirmativo entre a Universidade e a Escola”. O projeto é ligado ao curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), financiado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT\MEC).

O evento ocorrerá no auditório da Escola Técnica Estadual João XXIII, que fica na rua Sete de Setembro, 258, no Centro de Pelotas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail projetocotas2016@gmail.com.

Haverá emissão de certificado de 40 horas/aula para os participantes. As vagas são limitadas.

A segunda etapa será realizada no dia 26 de outubro.

Serviço:
O que? “Questões Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na Sala de Aula – Diálogos e Perspectivas”
Quando? 1° etapa – (20/10, quinta feira) / 2° etapa – (26/10, quarta-feira)
Onde? Auditório da Escola Técnica Estadual João XXIII (rua 7 de setembro, 258, Centro de Pelotas)
Inscrições: limitadas, pelo e-mail projetocotas2016@gmail.com (garante certificado de 40 horas)
Página do evento no Facebook: www.facebook.com/events/1786670191620496

Programação

Primeira Etapa
20 de outubro (quinta-feira)

Manhã (8h30min – 12h):
– Atividade Cultural;
– Roda de conversa: Questões étnico-raciais na sala de aula: inquietações e desafios;
– Convidados/as: Profa. Marielda Medeiros (Ex-assessora da Educação para Relações Étnico-Raciais – SEDUC/RS), Profa. Rosana Pedroso Nunes (Assessoria Afro-Indígena/5ª Coordenadoria Regional de Educação), Profa. Tatiana Cristina Ugoski Rodrigues (EMEF Nestor Crochemore).
Tarde (14h – 18h):
Oficinas:
1. Teatro do Oprimido – TOCO (Teatro do Oprimido na Comunidade/UFPel)
2. Personagens negros/as na literatura infantil – Profa. Helenira Brasil (IE Assis Brasil e SECULT)
3. Grafismo indígena: relação entre a alma e alteridade – Kauwá Apuriña (indígena e mestranda em Antropologia/UFPel)
4. História da África – Prof. Paulo Pezat (UFPel)

Noite (19h – 22h15min):
– Atividade Cultural
– Mesa-redonda: Reflexões sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena e a implementação das leis 10.639.03 e 11.645/08
– Convidados/as: Profa. Ledeci Lessa Coutinho (Secretária Municipal de Educação de Canguçu), Prof. Bruno Ferreira (indígena da etnia Kaingang / Instituto Estadual de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel / Doutorando Educação UFRGS) e Prof. Caiuá Cardoso Al-Alam (Unipampa)

Segunda Etapa
26 de outubro (quarta-feira)

Manhã (8h30min – 12h):
– Roda de conversa: Percepções e vivências sobre ações afirmativas e o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena
– Convidados/as: Profa. Luciana Custódio (fundadora do Coletivo Rosas do Gueto e do Projeto Resgatando a Identidade Afro na Educação Infantil), Profa. Maritza Ferreira Freitas (Coordenadora do NEABI do Colégio Municipal Pelotense/Faculdade ANHANGUERA), Profa. Carla Ávila (UCPel)

Tarde (14h – 18h):
Oficinas:
1. Colorindo o pensamento: grupos indígenas no Brasil – Equipe do Projeto Temática Indígena na Escola
2. Saúde Indígena, plantas medicinais e preparo de fitoterápicos – Leonardo Christian (Acadêmico do Curso de Medicina e indígena da etnia Tuxá)
3. Estamparia com símbolos adinkras – Profa. Marielda Medeiros e Profa. Rosana Pedroso Nunes
4. Localizar a branquitude para (des)colonizar: qual o lugar do/a branco/a na escola? – Amanda Oliveira (estudante Antropologia UFPel)

Noite (19h – 22h15min):
– Atividade cultural – Marra canto pá ocê
– Mesa-redonda: Cotas e ações afirmativas: reflexões e saberes na universidade e na escola
– Convidados/as: Profa. Dra. Georgina Nunes (FAE e NUAAD/UFPel), Edson Kaiapó (Coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA), Antônio Leonel Rodrigues Soares (estudante UFPel e Coordenador da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul) e Prof. Fábio Gonçalves (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas)

Publicado em 17/10/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.