Início do conteúdo

Encontro de Acessibilidade em Museus ocorre nestas terça (4) e quarta (5)

cartaz-encontroNestas terça (4) e quarta feira, o Museu do Doce da UFPel estará sediando o Encontro de Acessibilidade em Museus: recursos e mediação acessível. O encontro é promovido pelo Programa de Extensão O Museu do Conhecimento para Todos e vem a ser mais um passo no desenvolvimento da proposta de uma política de qualificação de treinamentos para equipes inclusivas em museus.

Também é intenção desenvolver um plano de trabalho da UFPel para a Rede Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais, já em construção e da qual a Universidade participará juntamente com UFRJ, UFRGS, UFRN, UESB, entre outras instituições. Também se dará a conhecer, com maior detalhamento das propostas, os recursos de acessibilidade que estão sendo implantados nos Museus Joaquim Felizardo (Porto Alegre) e no Museu do Doce. “A maior finalidade é inserir a UFPel neste movimento nacional que pretende formar pessoas em diferentes áreas  para atuar no campo da cultura acessível”, diz a professora Francisca Michelon.

O evento conta com a presença da terapeuta ocupacional Patrícia Dorneles, superintende de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ que coordenou a primeira proposta no Brasil de Especialização em Acessibilidade Cultural, curso que já formou duas turmas. Patrícia também é responsável pela coordenação do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, que realizou em 2016 sua quarta edição.

Também estará presente a técnica em acessibilidade do Museu Joaquim Felizardo, primeiro museu do Rio Grande do Sul a propor um programa de acessibilidade e que se tornou referência em ações acessíveis, e Eduardo Cardoso, arquiteto, designer e professor da UFRGS, que pesquisa sobre acessibilidade em ambiente culturais e que desenvolveu em sua tese de doutorado um conjunto de recursos  para o Museu Joaquim Felizardo.

Durante a permanência dos visitantes, serão discutidas as parcerias entre as instituições, mediadas pelo Programa de Extensão, para proposição de ações conjuntas e da participação da UFPel nas próximas edições do Especialização em Acessibilidade Cultural.

O evento é aberto à comunidade. Veja o folder em  folder-encontro.

Publicado em 03/10/2016, na categoria Notícias.