Núcleo de Documentação Histórica firma importante parceria

O Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UFPel foi aceito como membro da International Association of Labour History Institutions (IALHI). Criada nos anos 1970, a associação reúne cerca de cem instituições – arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus e instituições de pesquisa – especializadas na história e teoria do trabalho e dos movimentos sociais em todo o mundo. Seu principal objetivo é facilitar a troca de experiências em relação à preservação de acervos, além de promover o acesso das coleções para pesquisadores. A IALHI tem instituições-membro de todo mundo, incluindo Europa, Américas e Ásia. A associação ainda organiza conferências anuais temáticas e disponibiliza milhares de documentos no portal www.socialhistoryportal.org.

O NDH existe na UFPel desde 1990, a partir da iniciativa da professora Beatriz Loner. O Núcleo funciona como centro de documentação e pesquisa em história, além de oferecer estágio para estudantes dos cursos de graduação em História da Universidade. Entre os acervos preservados no NDH estão os processos trabalhistas da Vara de Pelotas, desde sua fundação, nos anos 1940; o arquivo das fichas de qualificação para obtenção das carteiras profissionais de trabalhadores de todo o estado do Rio Grande do Sul desde os anos 1930, e a documentação completa da extinta fábrica têxtil Laneira. O núcleo é coordenado pela professora Lorena Almeida Gill, e tem na sua equipe os professores Aristeu Lopes, Paulo Pezat, Clarice Speranza e Alisson Droppa (como pós-doutorando), além da servidora técnico-administrativa Verônica Santos.

Publicado em 15/09/2016, na categoria Notícias.