CONSUN homologa eleição para reitoria

votacao_1O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) referendou, na manhã desta quarta-feira (14), a voz da comunidade acadêmica e escolheu os nomes dos professores Pedro Rodrigues Curi Hallal para reitor e Luís Isaías Centeno do Amaral para vice-reitor no período 2017-2020.

votacao_2Em escrutínio único, uninominal e secreto, os conselheiros votaram nos nomes inscritos para a composição das listas tríplices. Para o cargo de reitor, Hallal recebeu 51 votos e os demais inscritos, os professores César Valmor Rombaldi e Lúcia Maria Vaz Peres, receberam, respectivamente, dois e um votos.

votacao_quatroNa eleição para vice-reitor, Amaral obteve 51 votos, Lúcia e Rombaldi dois cada – com a presença de mais um votante.

votacao_tresConforme previsto no edital de eleição para a escolha dos dirigentes máximos da Universidade, os inscritos puderam falar sobre seu currículo e a proposta de gestão.

votacao_cincoHallal fez uma retrospectiva de sua trajetória profissional, começando como aluno da Escola Superior de Educação Física da UFPel aos 16 anos, passando por atuações como Diretório Acadêmico, a oportunidade de ingresso no mestrado e no doutorado em Epidemiologia e os caminhos que o levaram à docência, em 2005. “Ter a chance de ser o reitor mais jovem da história da UFPel é algo que encaro com a devida responsabilidade. Farei uma pausa nas atividades acadêmicas para dedicar-me às administrativas”, pontuou, lembrando que o conceito de diferença concebido em seu plano de gestão barra a exclusão, calçando-se em sete princípios e 28 propostas.

O futuro reitor ressaltou que o programa de gestão será debatido com a comunidade, não apenas com as pessoas que apoiaram sua candidatura. “Hoje, não há aqui na frente do prédio manifestantes defendendo a democracia na UFPel, porque ela está em consolidação”, observou, assegurando o trabalho em prol da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Tanto Hallal quanto o atual reitor Mauro Del Pino destacaram que o processo de transição será feito de forma respeitosa e guiado pelos interesses da Instituição. “Todos os elementos necessários à sequência estarão presentes. Isso é extremamente relevante para a Universidade”, ressaltou Del Pino. O reitor destacou ainda o posicionamento histórico e a democracia como condutora das ações da Universidade. “Parabenizo o Conselho por compreender esse momento histórico e traduzir o esforço que representa a luta de várias gerações para que isso se consolidasse e pela forma inédita como assumiu isso para si”, disse.

Seguindo os trâmites legais, o resultado da votação será agora encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação, que deverá ocorrer até o fim do ano.

Publicado em 14/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.