Corredor Arte do HE mostra A Arte de Curar

01Dona de um traço intenso e de um sorriso marcante, Júlia Geller Eidt, acadêmica do quarto ano de Medicina da Universidade Católica de Pelotas, expõe seu talento artístico em um misto de realidade e imaginação. Quem visitar o Corredor Arte do Hospital Escola da UFPel até o dia 24 de agosto, presenciará a especial mostra de número 317, resultado da complexa ligação anatômica aos mais diversos temas.

O talento herdado da família surgiu com o pai, tio e irmão, mas demorou a fluir nas mãos da futura médica, que embora ainda no ensino médio desfrutasse de facilidade para desenhar, somente despertou a paixão pelo desenho quando em 2013, ao ingressar na universidade, encantou-se com a cadeira de Anatomia. Com uma fala calma e ao mesmo tempo expressiva, a jovem de 22 anos encontrou em seus desenhos um método de estudo e um meio didático de apresentação em vários seminários.

Detrás de painéis com vidros, os 25 desenhos são a mais pura locução da paixão por sua futura profissão. No decorrer do primeiro ano de faculdade Júlia foi descobrindo que a medicina é muito mais do que ciência e teoria, ela tem várias semelhanças com o mundo das artes e, por isso, muitos a chamam de “A Arte de Curar”. Nas palavras de Júlia: “Técnica, prática, sentimento, talento, dom, cuidado, dor… Arte e medicina, várias semelhanças”.

O andar do curso a inspirou, vendo a perfeição e a beleza da anatomia, a destreza das técnicas cirúrgicas, a dor das patologias. Ela acredita que no final dos seis anos de faculdade, a medicina vai continuar a inspirar, a si mesma e a seus colegas, não apenas para as artes, mas também para que sejam artistas da arte de curar. Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Júlia Geller Eidt, o Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas está localizado na rua Professor Araújo, 538. A visitação pode ser feita diariamente, das 7h às 22h.

Publicado em 09/08/2016, na categoria Notícias.