PET/Educação tem nova tutora

Com a saída da professora Gilsenira de Alcino Rangel para Pós-Doutorado,  a professora Cristina Maria Rosa foi a classificada em primeiro lugar  na seleção para a função de tutora do PET/Educação da UFPel.

Cristina Maria Rosa é  Doutora em Educação (UFRGS/2004), docente na FaE/UFPel, integra o grupo de pesquisa Hispano-Brasileiro sobre Maus-tratos Emocionais liderado pelas doutoras Jane Felipe (UFRGS) e Camen Galet Macedo (Universidad de Estremadura – Espanha). Atualmente desenvolve a pesquisa Alfabetização Literária de Bebês: Acalantos, cantigas, poesia, gibis e narrativas literárias, sob orientação da professora Renata Junqueira (UNESP/Presidente Prudente).

Em 2011 concluiu seu Estágio Pós-Doutoral na FaE/UFMG tendo como foco o Letramento Literário. Desse estudo resultou a obra Onde está Meu ABC de Erico Verissimo, Notas sobre um livro desaparecido, publicado em 2013. Professora Universitária Associada III, atua no campo da Alfabetização Literária desde 2003. Desde 2014 integra o corpo docente do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRGS/MEC). Lidera o grupo de pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009), Coordena o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária e é uma das Tutoras do Grupo PET/Educação. Edita a Revista Alfabetização e Letramento (ISSN 1806-8758) desde 2004.

É autora dos infantis De arqueologias e de Avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009). Publicou Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne em 2009. Organizou as obras Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013). Integra a Academia Pelotense de Letras desde 29/08/2014.

Publicado em 06/07/2016, na categoria Informes Acadêmicos.