Museu Carlos Ritter apresenta exposição “Os Fósseis”

exposicao fosseisO Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está mostrando ao público, até o dia 16 de julho, a exposição “Os Fósseis”. Estão expostos fósseis de animais e plantas, a maioria do período Triássico.

Segundo o curador da área paleontológica do Museu, professor José Eduardo Dornelles, todos os itens que compõem a mostra têm destaque em função de sua importância paleontológica como fósseis que ocorrem em formações geológicas do estado do Rio Grande do Sul. Entre eles, estão o esqueleto parcial de um dicinodonte do Triássico da Formação Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Mesosaurus da Formação Irati e os fragmentos de troncos mineralizados. Os materiais expostos são da coleção paleontológica do Museu.

A temática da exposição é uma homenagem ao Dia do Paleontólogo, comemorado neste mês. A Paleontologia é uma área da Biologia que estuda seres extintos (animais, plantas e seus vestígios preservados nas rochas na forma de fósseis) com mais de 11 mil anos.

No período da exposição, estudantes de Engenharia Geológica da UFPel estão realizando palestras e apresentando vídeos sobre os fósseis e a descoberta recente da Paleotoca no distrito do Monte Bonito, em Pelotas. Eles serão apresentados às escolas públicas e privadas que agendarem a visitação.

O Museu está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na rua Barão de Santa Tecla, 576. O agendamento pode ser feito pelo telefone (53) 3222-0880.

Publicado em 28/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.