Reitoria busca através do diálogo a retomada das atividades nas Unidades Ocupadas

Perante as ocupações das unidades acadêmicas ICH, FaE, IFISP e Centro de Artes e da Rádio Federal FM, a Reitoria da UFPel reuniu as entidades representativas das categorias da Universidade e as Direções das Unidades Acadêmicas para avaliar o momento e propor encaminhamentos visando a retomada das atividades nas unidades ocupadas.

Neste sentido, o reitor Mauro Del Pino, acompanhado da vice-reitora Denise Gigante e de pró-reitores e assessores da Reitoria, esteve na tarde desta quinta-feira (16) no Centro de Artes, para conversar com os estudantes que estão promovendo as ocupações naquela unidade, a exemplo do que já havia sido feito na ocupação do ICH. Como os alunos estavam em assembleias por áreas, para definirem pautas específicas, não foi possível uma conversa com os grupos, que realizarão na manhã desta sexta-feira uma plenária conjunta para a definição das suas pautas.

Sabendo da gravidade do momento, a Reitoria chamou a Adufpel, a Asufpel o e a Comissão Provisória do DCE para uma reunião, no fim da tarde desta quinta-feira, para uma primeira conversa sobre a situação. “Queremos dividir nossas preocupações com todos vocês e dizer que estamos propondo o diálogo como saída para esta situação. Queremos que as entidades participem, junto conosco, desta interlocução com os movimentos de ocupação”, disse o reitor aos representantes das três entidades.

Depois de mais de uma hora e meia de análise da situação, quando a Reitoria retomou ao grupo seu posicionamento já externado quando da visita aos estudantes que ocuparam o ICH, de apoio às reivindicações em defesa da educação pública e da democracia, foi definido um novo encontro da Gestão com os sindicatos e com a Comissão Provisória do DCE, na segunda-feira, quando as conversas serão retomadas com as entidades.

Após o encontro com Adufpel, Asufpel e a Comissão Provisória do DCE, a Reitoria reuniu-se com as direções das unidades acadêmicas ocupadas para debater a situação e tomar encaminhamentos.

Publicado em 17/06/2016, na categoria Notícias.