Caravana Gemis discute, na UFPel, violência contra a mulher

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, no dia 24 de junho, a Caravana Gemis, projeto realizado pelo grupo Gênero, Mídia e Sexualidade (Gemis) com o apoio do Fundo Fale Sem Medo. O evento levará aos estudantes de Jornalismo da instituição e à comunidade a oportunidade de reflexão sobre a construção das notícias que abordam a temática da violência contra a mulher. A caravana contempla a realização da oficina “Gênero e interseccionalidades: sensibilizando jornalistas no trato com a diferença” e da palestra “Mídia, gênero e construção da realidade: a naturalização da violência contra a mulher”.

O objetivo do projeto é sensibilizar os futuros comunicadores, especialmente aqueles que atuarão no campo jornalístico, acerca da produção de sentidos sobre a violência de gênero através das notícias. Por isso, ao longo de 2016 o Grupo Gemis realiza palestras e oficinas em 22 faculdades de Jornalismo do Estado do Rio Grande do Sul com a Caravana Gemis. O projeto foi um dos 30 selecionados no 3° Edital do Fundo Fale Sem Medo, parceria entre o Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social, que tem como meta fomentar iniciativas que promovam o enfrentamento da violência contra a mulher.

O grupo Gemis acredita que há uma forte responsabilidade do Jornalismo na construção de narrativas midiáticas a respeito de gênero, em especial aquelas que abordam a identidade de grupos historicamente oprimidos, como mulheres, e o reflexo disso na percepção que os membros da sociedade têm sobre esses assuntos. O objetivo da palestra e da oficina da Caravana é gerar nos futuros comunicadores a consciência de que as questões de gênero e temas afins permeiam de forma política as produções jornalísticas, reproduzindo muitas vezes violências simbólicas e linguagens opressoras. As atividades serão ministradas por integrantes do grupo. Nesta edição, os jornalistas Débora Fogliatto e Nicolas Sales estarão à frente da palestra e da oficina que compõem a programação.

Sobre a Caravana Gemis em Pelotas
A oficina “Gênero e interseccionalidades: sensibilizando jornalistas no trato com a diferença” ocorre às 14h do dia 24 de junho. As inscrições podem ser realizadas no CA Pagu (sala a definir). A palestra “Mídia, gênero e construção da realidade: a naturalização da violência contra a mulher”, ocorre no mesmo dia, às 19h, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre o Gemis
O Grupo Gênero, Mídia e Sexualidade (Gemis) é formado por profissionais e estudantes da Comunicação, da Psicologia e do Direito. Desde 2014, realiza atividades em universidades e rodas de conversa abertas à população em Porto Alegre e região. Saiba mais em ggemis.blogspot.com.br e facebook.com/grupogemis.

Publicado em 15/06/2016, na categoria Notícias.