UFPel recebe Feira de Artesanato Quilombola

Neste final de semana, dias 11 e 12 de junho, o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situado no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório, sediará uma Feira de Artesanato Quilombola. A iniciativa também estará no saguão do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), na Rua Alberto Rosa, 154, nos dias 13 e 14.

Em ambos os locais, a Feira irá ocorrer no turno da tarde e início da noite. Durante a realização da Feira no Museu do Doce serão exibidos, às 15h, os documentários “Quilombos: luta e resistência” e “Refúgio de Raiz”, no sábado e domingo, respectivamente, abordando a situação das comunidades quilombolas no Brasil e no Rio Grande do Sul.

A Feira se propõe, nessa primeira edição de 2016, a estimular a abertura de canais alternativos de comercialização para um grupo de mulheres artesãs da comunidade de Maçambique, situada no município de Canguçu. Estas estarão expondo artigos em tecido e fibras vegetais, como tapetes, bonecas, cestos e acessórios femininos. A proposta, no entanto, é ampliá-la, nas próximas edições, contemplando outras comunidades da região.

A Feira está sendo promovida por meio da articulação entre dois projetos de extensão: Design, Escola e Arte – coordenado pela professora Rosemar Gomes Lemos, do Centro de Artes, e Etnodesenvolvimento e Direitos Culturais em Comunidades Quilombolas e Indígenas, coordenado pela professora Rosane Aparecida Rubert, do Departamento de Antropologia e Arqueologia (ICH). As atividades desses projetos junto a essas comunidades contemplam ainda atividades de formação e assessoria na organização para a produção.

Publicado em 10/06/2016, na categoria Notícias.