Reitoria dialoga com estudantes que ocupam o ICH em defesa do PIBID

O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, esteve na manhã desta sexta-feira (10) acompanhando o movimento de ocupação no prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O grupo de estudantes propõe a ação como uma resistência em relação, principalmente, à portaria 46/2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que altera o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Na oportunidade, o reitor declarou a posição favorável à pauta e contrário à portaria, entendendo que o PIBID deve ser recomposto no formato compreendido como “fundamental e estratégico para a aproximação com a educação básica e impactando a formação da educação no Brasil”. Além disso, Del Pino pontuou que o Conselho Universitário já havia posicionado-se a favor do PIBID e que, ainda, esse pensamento tem sido levado adiante em espaços como o Colégio de Pró-Reitores de Graduação e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). De acordo com o reitor, a pauta vem ganhando cada vez mais visibilidade nacional.

Estiveram na visita, também, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti. Os representantes da reitoria colocaram-se a disposição para mante o diálogo aberto com o movimento.

No encontro, os participantes do movimento destacaram o caráter autônomo e autogestionado da ação, reforçando a importância da articulação e da construção coletiva. Segundo o grupo, além da questão do PIBID estão relacionados ao movimento elementos como apoio aos secundaristas e professores da rede estadual de ensino. Em reunião na tarde desta sexta-feira, o movimento deverá liberar um comunicado oficial.

Reunião com os diretores do CCHS

Em reunião com as direções das unidades acadêmicas do campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), João Hobuss (IFISP), Lúcia Peres (FaE) e Sebastião Peres (ICH), o reitor Mauro Del Pino relatou o diálogo que teve com os estudantes que ocupam o prédio e ressaltou a posição da reitoria à respeito da pauta do movimento, em especial sua posição favorável à revogação da portaria 46/2016 da CAPES, que altera o funcionamento do PIBID.

Na oportunidade, Del Pino comunicou que a UFPel enviará uma nota à CAPES em defesa ao PIBID e informando sobre a manifestação que está sendo realizada no CCHS. Os professores entregaram um ofício ao reitor comunicando o ato de ocupação e informando a posição das direções dos cursos.

No encontro foi estabelecida uma estratégia em conjunto para acompanhar o movimento. Além disso, foram levantadas preocupações sobre o andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no campus.

Publicado em 10/06/2016, na categoria Notícias.