UFPel é pioneira na literatura australiana no país

O professor Eduardo Marks de Marques, do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lançou nesta semana, em parceria com a professora Anelise Reich Corseuil, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o volume do periódico Ilha do Desterro intitulado New Cultural Landscapes: Australian Narratives in Literature and Film (Novas Paisagens Culturais: Narrativas Australianas na Literatura e Cinema).

O periódico, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC, é um dos mais antigos e respeitados veículos de divulgação acadêmica nas áreas de linguística e literatura em língua inglesa no Brasil. Esta é a primeira vez no Brasil (e, segundo o professor, talvez na América Latina) que um volume de periódico é dedicado exclusivamente a artigos sobre literatura e cinema australianos contemporâneos, e conta com trabalhos de pesquisadores brasileiros, australianos, estadunidenses e chineses. Neles, os leitores podem ter contato com diversas leituras de filmes e romances australianos, alguns dos quais são conhecidos no Brasil, e acessar questões culturais e históricas relevantes que circulam na Austrália.

O professor Marques, cujo doutorado foi realizado na University of Queensland, Austrália, na área de literatura e estudos culturais australianos, vem realizando ações no sentido de divulgar e tornar acessível a literatura australiana no Brasil com o objetivo de aproximar os países. O volume 69, n.2 da Ilha do Desterro pode ser acessado aqui.

Publicado em 08/06/2016, na categoria Notícias.