UFPel participa de curso de Tradutores e Intérpretes de Libras

A UFPel está participando ativamente do curso de extensão de Tradutores e Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é uma iniciativa do professor Diogo Madeira do IFSul, a partir de uma demanda histórica da comunidade surda de Pelotas e região. O último curso para Tradutores e Intérpretes de Libras que ocorreu na região foi há sete anos, em 2009.

Nos últimos anos, o número de alunos surdos inclusos na rede regular de ensino e, principalmente, no ensino superior teve um aumento extremo. A falta de profissionais TIL’s (Tradutores e intérpretes de libras) é uma das problemáticas que causam alguns entraves na educação dos surdos na cidade e região, portanto a realização deste curso é de extrema importância para a região, pois é destinado a formação de tradutores e interpretes de língua de sinais.

O curso é sediado, assim como, é uma iniciativa do IFSul campus Pelotas, que trabalhou em toda a organização, questões burocráticas, e também no planejamento pedagógico deste curso que esta sendo construído juntamente com professores voluntários de outras instituições. As instituições parceiras desta iniciativa são a UFPel, FURG e também a Unipampa.

A UFPel colabora com esta iniciativa através de trabalho voluntario de dois professores do Centro de Letras e Comunicação (CLC) e de três tradutores intérpretes de língua de sinais da instituição, que estarão atuando como professores neste curso. “A UFPel é um dos apoiadores do curso porque acredita na importância desses profissionais como forma de propiciar a inclusão do aluno surdo no ambiente acadêmico. E também vê a necessidade  de haver mais profissionais nesta área”, explica Daiana San Martin Goulart, tradutora e intérprete de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade.

O curso de extensão de Tradutores e Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) iniciou em abril, contará com aulas aos sábados pela manha e tarde, e também, nas sextas-feiras a noite. Possui carga horária de 400 horas e tem previsão de encerramento das atividades para dezembro.

Publicado em 06/06/2016, na categoria Notícias.