NULAB reúne informações sobre os laboratórios da UFPel

IMG_9887Um verdadeiro mapa dos cerca de 500 laboratórios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem sendo construído por meio do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Geral de Laboratórios (NULAB). Originado com a proposta de concentrar as mais variadas informações sobre esses espaços, o Núcleo está realizando visitas para coletar dados e conhecer melhor cada atividade realizada nesses locais. A intenção é fazer um diagnóstico completo – que já está sendo, aos poucos, disponibilizado no portal da Universidade.

Katia 051O cadastro servirá de base para ações integradas entre cursos e Unidades e as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), Gestão de Pessoas (PROGEP), Graduação (PRG) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O diagnóstico dos espaços deverá proporcionar uma otimização de recursos e profissionais. Projeta-se que possam ser realizados investimentos, por exemplo, em locais que atendem maior número de alunos e cursos ou que possuem mais necessidades. Além disso, permitirá identificar uma distribuição mais adequada de técnicos e também de equipamentos porventura doados à Universidade. Oportunizará, ainda, uma integração maior com a Coordenação de Gestão Ambiental, para qualificar a gestão de resíduos laboratoriais. “É um trabalho básico que vai alimentar várias frentes de trabalho”, observou a vice-reitora, Denise Gigante, a quem o NULAB é diretamente ligado.

Conforme a responsável pelo Núcleo, Isabel de Oliveira, um comitê assessor do NULAB deverá ser criado, com a intenção de reunir professores e pesquisadores que possam contribuir na definição de ações após o diagnóstico completo.

A base para o começo dos trabalhos foram as informações coletadas via Formulário Institucional de Autoavaliação de Cursos (FIAC) – que, no entanto, engloba apenas laboratórios de ensino. O registro do NULAB ampliará o escopo também para espaços utilizados para pesquisa ou outras ações.

Até o momento, 70 locais já foram visitados pela equipe do NULAB, perfazendo um total de 14% dos laboratórios da Universidade. Para mais informações sobre a ação, o contato pode ser feito pelo e-mail nulabufpel@gmail.com.

A página do NULAB, com as informações já coletadas até agora, pode ser acessada aqui.

Publicado em 03/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.