Curso de Teatro apresenta ADELA

adela_novoNos dias 4 e 5 de junho, o público poderá prestigiar mais duas exibições do espetáculo teatral ADELA, do curso de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A apresentação será na Sala Carmen Biasoli (Rua Almirante Tamandaré, 301), às 20h.

Adela é o nome da personagem central da obra de Veronese, que conta também com mais três personagens: Sr. Carve, vizinho de Adela, Josefina, irmã de Adela e o marido de Josefina, cunhado de Adela. No espetáculo, criado por seis atrizes e um ator, a personagem Adela é interpretada por todas as atrizes. Dessa forma, os espectadores conhecem o universo de Adela por meio de seis interpretações específicas.

O texto de Veronese apresenta uma mulher solitária em estado de desequilíbrio emocional. Não há clareza sobre a motivação para o desequilíbrio de Adela. Por conta disso, há inúmeras interpretações possíveis. No espetáculo-exercício Adela é apresentada como uma mulher perturbada em função de ser vítima de violência sexual. Os personagens masculinos cerceiam a liberdade de Adela por meio de uma presença impositiva e a irmã se apresenta como conivente à situação.

A proposta de interpretação de ADELA foi construída para que as/os estudantes da disciplina de Interpretação Teatral possam experimentar o método de ações físicas, desenvolvido na Rússia entre o final do século XIX e início do século XX por Stanislavski e Nemiróvich-Dânchenko. Conforme explica o professor, essa é a poética teatral mais difundida no ocidente por conta de ter sido o modo de atuação mais adequado ao cinema, principalmente o ligado à indústria cinematográfica norte-americana.

Integram o elenco de ADELA: Athila Cassuriaga, Eliziane Hernandes, Patricia Lopes, Roberta Postale, Shaiane Molina, Verônica Díaz e Grazielle Bessa. Os figurinos são de Larissa Martins. A iluminação é de Ederson Pestana. A direção geral é do professor Adriano Moraes.

Publicado em 03/06/2016, na categoria Notícias.