Cine UFPel exibe o segundo filme do projeto Cinemas em Rede

Retratos_cartaz(1)O Cine UFPel recebe nesta quinta-feira (12), às 19h, a segunda sessão do projeto Cinemas em Rede. O longa-metragem escolhido para a exibição é Retratos de Identificação, de Anita Leandro. O filme resgata a memória histórica a partir dos acervos fotográficos das agências de repressão da ditadura que governou o país entre 1964 e 1985. A entrada é gratuita.

O filme é uma realização conjunta da UFRJ e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (projeto Marcas da Memória), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, CNPq, Capes e Faperj. A pesquisa foi realizada junto ao Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Superior Tribunal Militar e Arquivo Nacional. No filme, dois integrantes da resistência à ditadura militar, Antônio Roberto Espinosa (VAR-Palmares) e Reinaldo Guarany (ALN), se deparam, pela primeira vez, com fotografias tiradas pela polícia no momento de suas respectivas prisões e processos de banimento.

A diretora Anita Leandro é documentarista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seis anos, deu aulas de cinema na Université Bordeaux, onde coordenou o master profissional “Realização de documentários e valorização dos arquivos”.

A sessão é fruto do projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além da UFPel outras instituições participam do Projeto, que exibe conteúdos de maneira simultânea. As instituições envolvidas são: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Sala Redenção – Cinema Universitário); a Universidade de São Paulo – USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes-ECA);  a Cinemateca Brasileira (MinC); a Universidade Federal da Bahia – UFBA (Saladearte Cinema da UFBA); a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, em Recife; a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (Cine Vila Rica); a Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Cine Aruanda); a Universidade Federal de Goiás – UFG (Cine UFG); a Universidade Federal Fluminense – UFF (Cine Arte UFF); a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES); e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Publicado em 12/05/2016, na categoria Notícias.