Reitoria responde a reivindicações de DAs do Ceng

DSC_0343DSC_0356Dando continuidade à diálogo iniciado no ano passado, o reitor Mauro Del Pino recebeu no Gabinete, na tarde desta sexta-feira (15), representações de diretórios acadêmicos do Centro de Engenharias (Ceng) para tratar de pautas apontadas pelos estudantes. Entre os temas conversados, segurança, pinturas dos prédios, licitações de xerox e cantina, instalação de aparelhos de ar-condicionado e uso do prédio 1001 da Benjamin Constant. Receberam também os estudantes os pró-reitores Administrativo, Antônio Carlos Cleff, e de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, o chefe do Departamento Técnico da PRPD, Cleidi Pinto, e o assessor da Reitoria Paulo Koshier.

Quanto ao primeiro ponto, sobre a instalação de aparelhos de ar-condicionado, foi informado aos alunos que a empresa vencedora da primeira licitação desistiu do contrato, mas outra licitação já está em andamento. Com isso, disse o pró-reitor administrativo, o serviço será executado o mais rápido possível.

A representação estudantil foi informada também sobre as ações da Reitoria na área da segurança. O novo sistema de monitoramento que está sendo instalado em toda a Universidade cobrirá também a Cotada. No prédio serão colocadas duas câmeras externas, uma pela Benjamin e outra de frente para a praça. São equipamentos de última geração conectados com a sala de controle que funciona no Anglo. Até 0 dia 15 de maio todo o sistema deverá já estar implantado na UFPel.

Ainda dentro do ponto segurança, os alunos pediram mais iluminação pública na praça da Alfândega. A Reitoria respondeu que o contato com a Prefeitura de Pelotas neste sentido é constante e que a administração da Universidade estudará a possibilidade de colocar holofotes no prédio da Cotada para colaborar na iluminação na área.

Sobre pinturas dos prédios, a Alfândega consta no cronograma para este serviço. Quanto à identificação, todos os prédios deverão ser identificados externamente até o fim de 2016.

Ato

Os estudantes realizarão nesta próxima semana, provavelmente entre a segunda e a quarta-feira, um ato simbólico contra as pichações no prédio da Cotada. Vão tentar apagar algumas delas. No encontro com a Reitoria, sugeriram que a Universidade passe a usar uma tinta especial que rejeita a pichação. O pró-reitor de Administração disse que vai tentar incluir este tipo especial nas próximas licitações.

Quanto às licitações de cantina e xerox, a primeira está lançada e para a segunda falta a indicação, por parte da Direção do Ceng, da área em que o serviço será instalado.

As representações dos DAs questionaram se o prédio 1001 da rua Benjamin, que fica junto à Cotada, poderia ser destinado ao uso acadêmico. A Reitoria respondeu que ele receberá o Almoxarifado da Universidade. A Prefeitura de Pelotas não permite alterações na volumetria do prédio. A proposta da Administração Superior da UFPel é a de colocar DAs, empresas juniores, laboratórios e salas de aulas em dois prédios que seriam construídos em área em frente à Fiação e Tecidos. A proposta de construção dos prédios foi apresentada ao Ceng mas conforme o reitor Mauro Del Pino a unidade ainda não se posicionou sobre esta possibilidade. Uma saída agora, conforme a Reitoria, seria fazer uma redistribuição interna de espaços.

Os encontros entre representações estudantis e Reitoria prosseguirão, para dar sequência ao diálogo em busca da resolução dos problemas sentidos pela comunidade.

Publicado em 15/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.