Escola de Governo e Gestão Pública realiza sua primeira ação
O Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU), ligado à Universidade Federal de Pelotas, criou recentemente uma escola para capacitar atores políticos e gestores públicos, com destaque para aqueles vinculados às Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores.
A criação da Escola de Governo e Gestão Pública parte do diagnóstico de que existe uma grande defasagem burocrática e administrativa nos municípios para a formulação de projetos e gestão cotidiana da “coisa pública”, particularmente em municípios pequenos. Por esta razão, o objetivo da Escola é desenvolver estudos, pesquisas e projetos, divulgando o conhecimento técnico e científico e capacitando gestores públicos através da promoção e disponibilização de cursos, palestras e oficinas.
A Escola de Governo e Gestão Pública se materializou em razão de uma parceria entre o NEPPU e o Instituto de Estudos Governamentais: Estado, governo, políticas públicas e opinião (IEGOV). Segundo o professor Hemerson Pase, coordenador da ação, quando o Núcleo foi criado em 2010, uma das áreas de atuação previstas era a de capacitação de gestores públicos, que ainda não havia sido concretizada por falta de capital humano e financeiro.
O primeiro curso oferecido pela Escola é o de Sistemas de controle interno municipal. A atividade ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio na sala 352 do Campus das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas, localizado na rua Alberto Rosa, 154. Mais informações podem ser obtidas no blog do NEPPU, disponível neste link, pelo e-mail neppu.ufpel@gmail.com ou na sala 302 do CCHS.
Já existe uma agenda de outros cursos que serão oferecidos neste ano. Os temas serão os seguintes:
– Contabilidade aplicada ao setor público
– Importância e funções do legislativo municipal
– Administração de receitas municipais
– Licitação e contratos administrativos
– Gestão de programas sociais
– Gestão do cadastro único
– Legislação eleitoral
– Mitos e verdades sobre a improbidade administrativa
Além desses, em razão das proximidades das eleições municipais e das dúvidas sempre existentes sobre a normatização deste processo, será oferecido também um curso sobre legislação eleitoral.