Editora lança nove livros no primeiro trimestre do ano

A Editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completou o primeiro trimestre de 2016 com nove obras lançadas. Até o final do semestre, a previsão é de ter mais aproximadamente 15 novos títulos chegando ao mercado.

Conforme o diretor da Editora, professor Aulus Martins, a produção é fruto de um processo de reestruturação e de um Conselho Editorial atuante. Segundo ele, além de passarem pelo crivo dos avaliadores internos, as propostas de publicação são submetidas, também, a pareceristas externos, em anonimato, para garantir a lisura do processo.

Todas as áreas do conhecimento previstas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destaca, estão representadas na Editora. “Trata-se de uma prática verdadeiramente editorial, visando, sobretudo, a qualidade”, observa.

A Editora seleciona propostas por meio de fluxo contínuo ou editais para séries específicas. “Os livros produzidos têm uma qualidade gráfica maior, revisão linguística e projetos editoriais específicos”, destacou.

Novidade
Está previsto ainda para este semestre o lançamento de 17 e-books. Será a primeira vez que a Editora da UFPel lança obras nesse formato. O conteúdo será o da Série Pós-Graduação, contendo textos apresentados em Programas de Pós-Graduação da UFPel. Os e-books serão disponibilizados gratuitamente. Alguns deles poderão ser lançados ainda este mês.

Conheça as publicações lançadas no primeiro trimestre:

À Beira da Extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer. Organização: Lorena Almeida Gil e Micaele Irene Scheer

CIC 2013

Ciências Humanas no Ensino Fundamental. Organização: Lígia Cardoso Carlos

Temas de Filosofia do Direito. Organização: Evandro Barbosa e Carlos Ferraz

A Escola de Belas Artes de Pelotas. Organização: Anaizi Cruz Espírito Santo, Carmem Regina Bauer Diniz e Clarice Rego Magalhães

I COPENESUL: Congresso Regional de Pesquisadores Negros da Região Sul. Organização: Georgina Helena Nunes, Arílson dos Santos Gomes e Jean Tiago Baptista

Pedreira do Capão do Leão: fragmentos de uma história revelados através de registros fotográficos (1912-2012). Autores: Jairo Umberto Pereira Costa e Rosangela Lurdes Spironello

Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS. Organização: Úrsula Rosa da Silva, Nádia da Cruz Senna e Mirela Ribeiro Meira

Notícias do Jardim. Autor: José Luiz Maurício

* Todas as obras estão disponíveis na Livraria da UFPel, na rua Benjamin Constant, 1.071, junto ao Espaço Cultural da Universidade. A Livraria funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

Publicado em 07/04/2016, na categoria Notícias.