Início do conteúdo

Livraria da UFPel recebe oficina fotográfica e exposição

12674524_1070412096354740_1509028664_nNesta quarta-feira (23), a partir das 15h, a Livraria da UFPel sedia a oficina de produção de textos literários a partir de fotografias, coordenada pelo Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação PhotoGrapehin, do Centro de Artes da UFPel. A oficina é baseada em trabalho anterior dos pesquisadores, que produziu o livreto “Círculo das Águas” e a exposição homônima, em 2015.

A atividade desta quarta-feira prevê saída fotográfica com reflexões coletivas e posterior produção e lançamento de livreto a partir dos resultados obtidos. A inscrição pode ser feita na hora, os interessados devem levar sua própria câmera fotográfica, que pode ser, inclusive, de telefone celular, papel e caneta.

Logo em seguida, às 17h, será inaugurada a exposição “Círculo das Águas”. Ela é composta por fotografias dos integrantes do grupo, pautadas pelo pensamento de Gaston Bachelard. Segundo o grupo responsável pelas atividades, os sinais precursores da chuva despertam um devaneio especial, um devaneio muito vegetal, que vive realmente o desejo da pradaria pela chuva benfazeja. O ser humano é uma planta que deseja a água do céu, segundo as reflexões acerca das relações dos sujeitos/planta com a água, o que influcienciaria nas imagens/reflexões e seus sentimentos e percepções.

De acordo, com a professora Cláudia Brandão, coordenadora do PhotoGraphein, foram muitas as leituras, discussões, imersões poéticas e fotográficas e imagens, tudo em prol de um mergulho mais profundo na busca de um maior entendimento das relações humanas com o meio. A exposição apresenta trabalhos de Amanda Corrêa, Beatriz Rodrigues, Carine Rodriguez, Cláudia Brandão, Daniela Pereira dos Santos, Daniel Corrêa, Gustavo Reginato, Ítalo Franco, Tatiana Araujo e Xênia Velloso.