Consun define ações e lança Nota Pública sobre caminhões no Porto

DSC_8386O Conselho Universitário (Consun ) da UFPel definiu ações na busca de uma solução para o tráfego de caminhões na região do Porto de Pelotas, onde a Universidade tem diversas unidades. A comunidade tem sofrido com o trânsito de veículos pesados naquelas ruas e a preocupação aumenta, na medida em que é anunciado para os próximos meses o crescimento do número de caminhões, que transportarão madeira, em direção ao Porto.

Entre as medidas definidas no Conselho, a manutenção do grupo de trabalho já constituído pela Reitoria e agora ampliado com a participação de conselheiros; a formação de uma comissão do Consun para ir ao Ministério Público Estadual questionar sobre o Estudo de Impacto Ambiental da Votorantim na região; a ida ao Ministério Público Federal para relatar os impactos do trânsito de caminhões na comunidade e na Universidade, e as dificuldades de funcionamento da UFPel em decorrência disso; a realização de uma campanha sobre outros modelos de desenvolvimento para a região do Porto de Pelotas; e a Nota Pública sobre o problema, que é a que segue:

Universidade Federal de Pelotas

CONSUN Conselho Universitário da UFPel

Nota sobre a operação de caminhões no Bairro Porto e suas relações com a UFPel

O CONSUN – Conselho Universitário da UFPel, manifesta preocupação com o crescente movimento de caminhões no Bairro Porto e com o prejuízo que já vem causando às atividades cotidianas, dentre as quais se destacam as ligadas à habitação, ao ensino e ao comércio e serviços.

Essa preocupação se assevera frente às notícias correntes, que indicam a passagem de caminhões de carga, aumentando a movimentação atual. O CONSUN considera o aumento da passagem de caminhões pesados no Bairro Porto INCOMPATÍVEL com as atividades preexistentes, podendo inviabilizar o funcionamento das unidades acadêmicas no Bairro e prejudicar fortemente as demais atividades. Essa incompatibilidade se dá por diversos motivos, especialmente pela passagem dos caminhões e pelos efeitos de modificação no Bairro que isso trará imediatamente, tornando essa questão grave e urgente.

O CONSUN destaca que a UFPel tem sido favorável e promotora do desenvolvimento da região, da cidade e do Bairro Porto, o que é visível em diversas escalas e particularmente na revitalização que vem ocorrendo com a presença da Universidade no cotidiano do Bairro. Nesse cenário, o aumento do movimento de caminhões é que vai trazer transtornos ao desenvolvimento e não o inverso.

Sendo assim, o CONSUN é contrário ao movimento de caminhões com cargas pesadas no Bairro Porto e solicita aos gestores públicos e às instituições de defesa dos interesses e direitos da sociedade, como o Município de Pelotas e o Ministério Público Federal, que não permitam acréscimos no movimento de caminhões no Bairro e que trabalhe para melhorar a gestão dos veículos pesados que já circulam, no sentido de garantir a sua qualidade ambiental e a segurança da comunidade.

Pelotas, Sala dos Conselhos, em 17 de março de 2016.

Publicado em 21/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.