UFPel sedia Congresso Internacional Punição e Controle Social

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará, de 1º a 3 de junho, o Congresso Internacional Punição e Controle Social. Em paralelo, haverá a realização do 2º Seminário Internacional de Execução Penal. Os eixos temáticos são Punição e Controle Social: direito penal, processual penal, execução penal e política criminal; Controle Social: instituições, práticas, atores, tendências e persistências; Delito, Castigo e Controle Social: abordagens históricas; e Questão Penitenciária: instituições, práticas, políticas e grupos encarcerados.

Dentre os palestrantes principais, estarão Álvaro Filipe Oxley da Rocha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Iñaki Rivera Beiras, da Universidade de Barcelona, Espanha; Marcos Luis Bretas da Fonseca, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, da PUCRS.

O encontro terá, ainda, uma Sessão Especial de Lançamentos e Comentários de Livros, que tem a intenção de viabilizar encontros informais e conversas entre leitores, autores de livros, organizadores de coletâneas e de dossiês, contribuindo para o fortalecimento da qualidade do intercâmbio e a difusão do conhecimento. A Sessão Especial será aberta ao público e ocorrerá no dia 2 de junho, às 18h50min, no Salão de Atos da Faculdade de Direito da UFPel.

A organização está a cargo do Programa de Enfrentamento da Vulnerabilidade em Ambientes Prisionais – LIBERTAS e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Punição e Controle Social (GEPUCS), ambos da UFPel; do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP), da Universidade Católica de Pelotas; e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC), da PUCRS.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas neste site. Ouvintes investem R$ 20,00. Para participar como ouvinte e também apresentar trabalho, o investimento é de R$ 50,00.

A data-limite para envio das propostas de trabalhos (resumos) é 2 de maio. As instruções estão disponíveis no mesmo site.

Informações gerais sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail punicaoecontrolesocial@gmail.com.

Publicado em 18/03/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.