PRAE atenderá pedidos de Auxílio Alimentação para estudantes de pós-graduação

Os estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em situação de vulnerabilidade social poderão utilizar o Restaurante Universitário de forma gratuita a partir da próxima semana.

Essa ação visa atender uma demanda importante da comunidade acadêmica, uma vez que muitos estudantes de pós-graduação não recebem bolsas e nem benefícios da assistência estudantil, visto que o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) se destina somente à graduação.

Assim, a UFPel vai custear esse apoio com recursos próprios, numa proposta-piloto para novos programas no futuro.

Serão adotados dois critérios para concessão do apoio: ter sido assistido no curso de graduação e não receber bolsa de pós-graduação. Posteriormente, será feita uma avaliação sócio-econômica, para a qual os estudantes serão convocados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, essa é uma conquista histórica para a pós-graduação da UFPel. De acordo com ele, a demanda é antiga, especialmente porque o crescimento no número de bolsas de mestrado e doutorado não acompanhou o crescimento no número de cursos e de vagas na pós-graduação na UFPel. “Esse auxílio vem em muito boa hora e é um piloto importante para a implementação futura de outros auxílios para nossos alunos de pós-graduação”, disse.

O reitor, Mauro Del Pino, destaca que a iniciativa ocorre justamente quando a Universidade atende integralmente essa demanda para estudantes de graduação. “Estender esse benefício para os estudantes de pós-graduação significa mais uma ação de valorização da pós-graduação”, pontuou.

Como proceder
O aluno deverá procurar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e preencher uma solicitação de alimentação, que pode ser parcial ou integral, anexando uma declaração da Coordenação do Programa de Pós-Graduação a que se vincula de que não recebe Bolsa de Pós-Graduação. Para egressos da UFPel, será adotada a consulta ao sistema COBALTO para verificar a situação de beneficiário na graduação. Alunos que fizeram a graduação em outras instituições deverão trazer declaração ou comprovantes de que recebiam bolsas de Assistência Estudantil na graduação, ou Bolsa Permanência ou PROUNI.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Coordenação de Integração Estudantil da PRAE, na Avenida Bento Gonçalves, 3.395.

Publicado em 16/03/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.