Início do conteúdo

Estudantes têm alternativas de intercâmbio no exterior

Desde o primeiro semestre de 2015, o programa Ciência Sem Fronteiras não abre novos editais para a seleção de alunos interessados em estudar no exterior. Mas os estudantes que procuram estudar fora do Brasil continuam com alternativas. A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da UFPel cita como opções as Bolsas Santander Luso brasileira, financiada pelo Grupo Santander, e a Bolsa Bracol, uma parceria da Associação Colombiana de Universidades com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Semestralmente, a Bolsa Bracol abre vagas de intercâmbio para alunos da Universidade Federal de Pelotas. Os destinos, universidades colombianas. No ano passado, oito vagas foram abertas, em diversas áreas de estudo. O projeto financia os custos de alojamento e alimentação dos estudantes.

Já a Bolsa Santander Luso Brasileira abriu, no ano passado, 165 bolsas para estudantes de graduação, em 24 universidades públicas, incluindo a UFPel. Três universidades portuguesas recepcionaram os alunos, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro.

As áreas de atuação em ambas as bolsas dependem dos cursos ofertados pelas universidades estrangeiras participantes. Os editais de novas seleções ainda não têm data e número de vagas definidos. Os alunos interessados devem ficar atentos ao site e perfil do Facebook da CRInter, onde são publicados os editais e novas informações sobre bolsas.

Além dessas duas opções de intercâmbio, a CRInter disponibiliza no site uma sessão de busca de bolsas. A sessão dispõe de links de programas internacionais, embaixadas e outros meios de divulgação que geralmente ofertam bolsas de estudos a estudantes brasileiros. Acesse: https://wp.ufpel.edu.br/crinter/oportunidades/ .

Estudantes estrangeiros

A Universidade planeja receber, em 2016, cerca de 40 alunos estrangeiros – 20 de graduação e 20 de pós-graduação. Das 20 vagas de graduação, cinco são pelo Programa Estudante-convênio de Graduação, o PEC-G. O programa, criado pelo Governo Federal há mais de 40 anos, traz alunos de países em desenvolvimento, que mantêm acordo cultural e educacional com o Brasil, para realizar a graduação de forma gratuita nas universidades federais brasileiras. Ter o ensino médio completo e domínio da língua portuguesa são requisitos para participar do programa.

Para recepcionar os alunos estrangeiros, a CRInter cria, semestralmente no Facebook, o grupo “Amigo Universitário”. Nele, alunos locais da UFPel podem se voluntariar e disponibilizar ajuda no dia a dia da cidade e da universidade aos recém chegados.

Saiba mais em http://wp.ufpel.edu.br/crinter/ e   https://www.facebook.com/ufpel.crinter?fref=ts .

Publicado em 16/02/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.