Com temática voltada à cultura pop, TCC recebe nota máxima em banca

O título “Marcas de identidade e recepção do público na saída de Zayn Malik da boyband One Direction”, trabalho de conclusão de curso do estudante de Jornalismo da UFPel Henrique Barum, chamou atenção dos usuários de mídias sociais nas últimas semanas. A crítica deles, ao observar somente a nomenclatura, seria de que o dinheiro dos impostos, que sustenta a universidade pública, estaria sendo mal aplicado ao financiar pesquisas com tal tema.

No entanto, algo mais chamou atenção: com segurança e pleno domínio da obra de sua autoria, Barum defendeu na última quarta-feira (9) seu TCC, galgando para sua monografia nota máxima de aproveitamento. A defesa, ocorrida no auditório da Reitoria da UFPel, teve como banca os professores Fábio Cruz, o orientador do trabalho, Rebeca Recuero e Gilmar Hermes.

A partir da análise de cinco matérias jornalísticas e de entrevistas com fãs, e com base em revisão bibliográfica, o estudante abordou temas sobre a indústria cultural e tinha como premissa a identificação de como a mídia se comporta na formação da identidade dos produtos culturais e de como o público colabora na manutenção dessa imagem.

Para a professora Rebeca, uma das avaliadoras da banca, o trabalho teve um texto claro e bem escrito. Na sua opinião, o rico conteúdo trazido seria, talvez, suficiente para uma tese de doutoramento: “O embasamento teórico está muito bem consolidado”. Ela também destacou a importância do público estudado, em suas colocações durante a avaliação.

Barum afirmou, antes da apresentação, estar ansioso e nervoso com sua avaliação. Além daquele sentimento já comum entre os concluintes, ele ainda carregava consigo a repercussão nacional de seu trabalho, criticado por alguns, mas desde então já defendido como relevante e importante. “Aqueles comentários são de gente que não sabe do que está falando”, disse.

Para o estudante, o próprio fato de seu trabalho ter tido tal repercussão vem confirmar a necessidade em estudar os processos de transformação cultural vividos pelos adolescentes, especialmente por causa da internet. “O adolescente é protagonista nesses processos”, explicou.

O orientador, professor Fábio Cruz, afirmou que o trabalho de Barum traz todos os requisitos necessários a um trabalho científico. “De longe, ele está muito acima daquilo que se espera de uma monografia de final de um curso de graduação”, acrescenta Cruz. Para o docente, o trabalho é assunto sério, já que a cultura pop é um campo de grande repercussão, onde se encontra uma necessidade de estudo de certos fenômenos. “A importância é enorme. E falo por mim também. Depois de mais de uma década trabalhando com a mídia e os movimentos sociais, estou há um ano pesquisando sobre rock e mídia”, conta.

Publicado em 16/12/2015, na categoria Notícias.