UFPel na reunião da Hidrovia Uruguai-Brasil
O Diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), Gilson Porciúncula, representou a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no II Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDERSPORT), durante os dias 2 e 3 de dezembro, em Florianópolis.
Na ocasião, Porciúncula apresentou o artigo “A importância da Barragem-Eclusa do Canal São Gonçalo para a rede portuária transfronteiriça via Hidrovia Brasil Uruguai”, desenvolvido em parceria com técnicos administrativos da ALM, Charles Fróes, Marília Correa e Rosiane do Couto.
De acordo com Porciúncula, a participação no congresso apresentou novas visões, de logísticas de transporte envolvendo o modal hidroviário, destacando as questões de desempenho, competitividade e sustentabilidade de portos públicos e privados, além de apresentar a visão estratégica da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
Na sexta-feira (4), o diretor da ALM participou da X Reunião da Secretária Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil, que reuniu as delegações brasileiras e uruguaias na cidade do Rio de Janeiro, no palácio Itamaraty. De acordo com Porciúncula, um dos momentos mais importantes do evento foi o anúncio do acordo: “ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI SOBRE TRANSPORTE FLUVIAL E LACUSTRE NA HIDROVIAURUGUAI-BRASIL” que foi publicado em 26 de outubro de 2015.
Este acordo reforça a intenção do projeto da Hidrovia Uruguai-Brasil, além de estabelecer definições e regras sobre a o transporte fluvial e lacustre na região, assim como formaliza o trabalho da Secretaria Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil.
Outro ponto importante da reunião foi o encaminhamento da proposta apresentada por Porciúncula, para que o primeiro seminário sobre a Hidrovia Uruguai-Brasil seja realizado na UFPel, dentre vários que serão promovidos a partir de 2016. O primeiro seminário tem previsão de realização em junho de 2016.