Comissão irá propor recuperação de anexo da Odonto pela Lei Rouanet

requalificacaoA Comissão de Recuperação do Patrimônio Cultural Edificado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está trabalhando em um primeiro projeto que buscará captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A chamada “Casa” da Odontologia – prédio histórico pertencente à Faculdade, com frente pela rua Félix da Cunha -, será o projeto-piloto.

O prédio, de 180 m2 e estilo eclético, datado do final do século 19, é listado pelo município como edificação de interesse de preservação. Após recuperado, o local deverá sediar a biblioteca e um memorial da Faculdade de Odontologia.

A iniciativa é um esforço conjunto que envolve a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) e a Faculdade de Odontologia. No momento, a Coordenadoria de Obras e Planejamento Físico está concluindo a elaboração dos projetos arquitetônico e complementar.

Conforme a professora Nóris Leal, coordenadora da Seção de Museus, Acervos e Patrimônio Imaterial da PREC, o projeto será uma primeira experiência, que deverá ser norteadora para consolidar uma política de requalificação e contemplar outros patrimônios edificados da Universidade.

O prédio em questão foi escolhido para ser a primeira experiência por ser de pequeno porte e ter uma relação de afetividade com a comunidade da Faculdade de Odontologia. O local, por exemplo, chegou a sediar a “boate da Odonto”. “Para nós, é um espaço de apelo histórico”, ressalta a diretora da Faculdade de Odontologia, Adriana Etges.

O projeto deverá ser submetido à apreciação do Ministério da Cultura em março de 2016 e, sendo aprovado, a captação de recursos deverá iniciar nos meses seguintes.

A comissão apresentou o andamento dos trabalhos ao reitor Mauro Del Pino nesta segunda-feira (14). Ele reforçou o apoio à iniciativa e solicitou ao grupo mais informações sobre questões jurídicas e orçamentárias ligadas à proposta.

O trabalho tem tido o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que desde 1999 vem recuperando seu patrimônio por meio da Lei Rouanet.

Colaboração
Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com a requalificação dos espaços contemplados pela Lei Rouanet. Pessoas físicas podem doar até 6% do Imposto de Renda devido, e pessoas jurídicas até 4%. Ao fazer a doação, o projeto oferece um comprovante, que pode ser utilizado para abater o valor.

Publicado em 15/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.