Conhecida a proposta vencedora para pintura da fachada da FAUrb

índiceJá é conhecida a proposta vencedora do Concurso de Ideias para a Pintura da Fachada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel. A proposta é de autoria do estudante da Faculdade Leonardo Fernandes Lourenço. Receberam Menções Honrosas os trabalhos de Adriana Teixeira Camisa,Yuri da Silva Bastos, Flávia Pagnoncelli Galbiatti e Gabriel Lopes. A votação, pela comunidade da Faculdade, ocorreu na quarta e na quinta-feira da semana passada, quando foram escolhidos os cinco trabalhos mais votados. Foram 50 propostas inscritas, de autores da comunidade e de fora da UFPel.

Na sexta-feira, a Comissão de Espaço Físico da FAUrb esteve reunida para escolher o vencedor, entre os cinco finalistas. A pintura da fachada está inserida dentro do trabalho de revitalização da infraestrutura das unidades da Universidade, promovido pela Administração Superior da UFPel.

Os 50 trabalhos foram expostos no saguão da FAUrb para que a comunidade pudesse escolher os cinco finalistas.

Para facilitar a participação da comunidade, a FAUrb ofereceu, através do Grupo PET Arquitetura, oficinas de manuseio de softwares específicos de uso nas propostas. A Comissão que escolheu a proposta vencedora foi formada por  Eder Rickes, estudante, Isabel Salamoni, professora, Nelson Cabelleira, técnico administrativo, Otavio Peres, professor, e Rodolfo Ribeiro, estudante.

Revitalização Participativa

Dentro do processo de revitalização da infraestrutura das unidades, a Reitoria realizou no dia 25 de novembro reunião com as direções e comunidades das Faculdades de Educação (FaE) e dos Institutos de Ciências Humanas (ICH) e Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), e também da FAUrb,  para tratar das pinturas das fachadas das edificações. A exemplo do que ocorreu na Arquitetura, a escolha da pintura das unidades se dá de modo participativo, sendo as comunidades ouvidas na definição do processo.

O Campus Capão do Leão também está sendo contemplado. A primeira unidade a ter sua fachada recuperada será a Faculdade de Veterinária.

De acordo com Del Pino, todos os preparativos para as pinturas foram realizados, a licitação foi feita e a empresa vencedora já tem os materiais e a mão de obra necessários para levar o processo adiante. As unidades receberam também a paleta de cores disponível para utilização. O reitor destacou que, além da pintura exterior, as áreas de circulação serão alvo de recuperação.

Outra ação anunciada pelo reitor foi a instalação da sinalização nos campus e demais prédios da UFPel. A licitação da empresa responsável está em processo de preparação; ao mesmo tempo, uma comissão trabalho no sentido de padronizar a nomenclatura de prédios por meio de códigos que incluam desde aspectos gerais, como a localização da edificação, quanto outros mais específicos, como a sala de aula.

Publicado em 07/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.