Observatório do Gênero e Diversidade debate a violência contra as mulheres

Nesta segunda-feira (30), o Observatório do Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou uma mesa redonda para discutir a temática da persistência da violência contra as mulheres . O evento aconteceu no Casarão Oito e contou com a presença de Diná Bandeira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Angélica Silva, delegada especializada do atendimento à mulher de Pelotas, e Luciana Conceição, integrante do observatório de Gênero e Diversidade da UFPel.

Entre os assuntos abordados na conversa, destacou-se a importância do debate sobre as questões de gênero não ficar restrito ao meio acadêmico, mas acontecer na comunidade também. Deste modo, ressaltou-se a importância do Observatório do Gênero e Diversidade da UFPel como um projeto de extensão, que visa levar a comunidade o conhecimento sobre esta causa.

A questão da violência foi tratada a partir de dados relacionados a esses episódios que acontecem em Pelotas, passando pelas lutas pelo direito das mulheres a forma como se pode auxiliar quem sofre de violência, tanto através da apresentação de órgãos responsáveis quanto ao mostrar como os médicos podem auxiliar as mulheres que se encontram nessa situação.

O momento também oportunizou a troca de relatos e experiências aos que estavam presentes no encontro, possibilitando ampliar o debate sobre gênero realizado pelos grupos militantes da causa, e, também, trazer proporcionar um espaço para troca de informações e aprendizado.

O Observatório do Gênero e Diversidade da UFPel foi criado a partir da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade e surgiu a partir da necessidade de reunir e disseminar informações sobre as questões do gênero e dos direitos sociais. Um dos objetivos do Observatório é levantar dentro da comunidade acadêmica as questões relacionadas a gênero e diversidade, além de incentivar ações em parceria com ONGs e instituições governamentais.

Publicado em 01/12/2015, na categoria Notícias.