Formação do Pacto pelo Ensino Médio aborda políticas públicas

pnem_umA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das seis instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul envolvidas no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), junto à Secretaria Estadual de Educação. Participando da continuidade à sequência de formações de professores do Ensino Médio, a UFPel sediou, nesta terça-feira (1º) mais uma ação. Maria Beatriz Luce, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – que foi secretária da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) – foi uma das atrações do encontro. Ela falou sobre políticas públicas de formação continuada. O evento ocorreu no Auditório da Faculdade de Direito.

pnem_doisEm sua fala, Maria Beatriz evidenciou a importância da estruturação de políticas nacionais, estaduais e locais ao mesmo tempo em que cada escola deve ter seu planejamento de formação de professores. “Tradicionalmente, a gente não se dá conta de que na escola, como em qualquer organização de trabalho, é preciso ter um planejamento”, ressaltou, mencionando, ainda, a necessidade de abertura dos educandários para receber alunos de licenciatura, como integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). “A vitalidade da escola depende de sua relação com a universidade, onde se produz conhecimento”, observou. De acordo com a professora, as macropolíticas se realizam na micro-organização.

Durante a fala de abertura do encontro, Maria Beatriz destacou a “mobilização inédita” do Rio Grande do Sul no PNEM, destacando especialmente o papel da UFPel nele.

A professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Sônia Bonelli, também palestrou e falou sobre avaliação. Ela complementou que, além de planejar, é preciso avaliar – seja no aspecto institucional, de larga escala, seja no âmbito da aprendizagem -, sendo que os próprios professores devem ser protagonistas disso, pelo trabalho coletivo que desempenham.

Prestigiando a atividade, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, disse que as universidades têm extrema responsabilidade e compromisso com a educação básica e as escolas. Segundo ele, programas como o PNEM propõem reflexões pedagógicas fundamentais para avançar na qualidade da educação. “Queremos que a Universidade possa se colocar na reflexão e na procura de uma educação que busque seu lugar”, afirmou, referenciando especialmente a valorização dos professores e das condições de trabalho docente. O reitor falou, ainda, sobre o desafio da profissão frente à atual conjuntura e a importância da formação continuada. “Vivemos um conjunto de insatisfações que aportam na sala de aula. Para além do conhecimento e competência específicos, o professor precisa ter entendimento das relações humanas, políticas, culturais e sociais nas diferentes manifestações jovens. Precisam se sentir mais seguros em um cenário cada vez mais complexo”.

Formação
A atividade integra um curso de 40 horas que deverá se estender até o fim do mês de março, explica a professora da UFPel Denise Antunes. Antes do encontro dessa terça-feira, houve palestra com o assessor do MEC que atua na Base Nacional Comum Curricular, Marcos Villela Pereira, que falou sobre a Base Comum e a interdisciplinaridade, e Luis Fernando Gastaldo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, que tratou de seminário integrado.

Publicado em 01/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.