Início do conteúdo

Cine UFPel estreia “Filme Sobre um Bom Fim”

cineNesta sexta-feira (23), o Cine UFPel terá a estreia da obra “Filme Sobre um Bom Fim”, com direito a bate-papo com o diretor Boca Migotto. A atividade começa às 19h, na sala de cinema digital, que fica na Agência da Lagoa Mirim (rua Lobo da Costa, 447).

A transformação cultural mostrada no filme é fundamentada no surgimento do rock gaúcho, do cinema urbano, das experimentações na televisão e do teatro de rua que caminharam lado a lado com outras expressões culturais do período em cidades como Brasília, Rio, Salvador e São Paulo. O mundo era um antes do anos 80 – então, tudo mudou. O longa promove o bairro Bom Fim, em Porto Alegre, resguardo do movimento jovem que ocorreu no fim da década de 70 e início de 80, com base em entrevistas de grandes cineastas, músicos e artistas que vivenciaram os anos dourados da cidade.

Exibido no Festival de Cinema de Gramado, dentro da Mostra Gaúcha de longas-metragens, foi selecionado para a competição de longas e médias metragens do Festival É Tudo Verdade (It’s All True).

Como curta, será exibido na sexta-feira o filme “Osvaldo Aranha, 1086: Um Dia na Lancheria do Parque”. Um endereço conhecido por muitos que já passaram por Porto Alegre, o número 1086 da Osvaldo Aranha carrega inúmeras histórias de pessoas que circularam e ainda passam pela Lancheria do Parque. O bar reúne há 30 anos os mais diferentes frequentadores durante dia e noite. O cotidiano de muitos desses personagens tornam o lugar um dos pontos mais tradicionais do Bairro Bom Fim.

Reprises
Nesta quinta-feira (22), às 19h, reprisa o filme “Tatuagem”.

Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de nosso filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como tatuagem: signo que carregamos junto com nossa história.

Também nesse dia será exibido o curta “Maçã”, um filme sobre sexualidade e sobre o que nela pode haver de incerteza, dúvida, mistério e fantasia.

Veja os detalhes das obras:

Filme Sobre um Bom Fim
Classificação Indicativa: 12 anos
Com participação do diretor Boca Migotto

(Doc, Longa-metragem, 1h28, cor, 2015)
Direção: Boca Migotto
Produção: Epifania Filmes
Distribuição: Boulevard Filmes
RIO GRANDE DO SUL

CURTA: Osvaldo Aranha, 1086: Um Dia na Lancheria do Parque
(Doc, Curta-metragem, 15min, cor, 2012)
Direção: Guilherme Petry
Realização: TGD Fimes e RBS TV
RIO GRANDE DO SUL

Tatuagem
Classificação Indicativa: 16 anos

(Ficção, Longa-metragem, 1h50, cor, 2013)
Direção: Hélio Lacerda
Produção: Rec Produtores Associados
Produção associada: Quanta Estúdios, Polo de Imagem
Distribuição: Imovision
PERNAMBUCO

CURTA: Maçã
(Ficção, curta-metragem, 11min, cor, 2011)
Direção: Pedro Paulo de Andrade
Produção: Emilia Produções
SÃO PAULO

Publicado em 19/10/2015, na categoria Notícias.