UFPel e Prefeitura de São Lourenço firmarão parceria

DSC_0099A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura de São Lourenço do Sul já realizam iniciativas em conjunto e, em breve, estarão mais próximas. Um termo de cooperação técnico-científica deverá ser assinado para institucionalizar estudos e orientações que os cursos do Centro de Engenharias da Universidade, em especial Engenharia Ambiental e Sanitária, já desenvolvem a respeito de análises hídricas e de estrutura.

Desde 2011, quando houve a enchente de grandes proporções que atingiu São Lourenço, a Universidade desenvolve projeto de Avaliação de Áreas de Risco e Combate a Desastres Naturais na região. Desde então, o acompanhamento ao município se tornou mais intenso.

Conforme explica o coordenador do curso, professor Maurízio Quadro, a formalização da atuação da Universidade no município vizinho – que até já rendeu trabalhos de conclusão de curso -, deverá oportunizar a busca por recursos que permitam a realização de uma das maiores obras de contenção de enxurrada do Sul do Brasil.

O prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp, destacou, durante reunião com o reitor Mauro Del Pino, a resposta e a recuperação do município após o incidente. “O que nos falta é apontar uma solução técnica para o problema”, observou.

De acordo com o professor, a intenção é efetivar um estudo de concepção técnica e o mapeamento das áreas de risco de São Lourenço, apontando a viabilidade técnica, econômica e ambiental de duas opções. Essas seriam um canal extravasor – uma alternativa mais dispendiosa e complexa, apontou – e um sistema de contenção de cheia, segundo ele mais viável, caracterizado pelo alargamento da praia – uma espécie de piscina extensa – o que contemplaria ainda o potencial turístico local.

DSC_0085O docente expôs, durante o encontro, que existe um levantamento de 24 municípios e apenas quatro possuem estrutura que permita uma resposta mais rápida e eficiente em casos de emergência. Com exceção de São Lourenço, Rio Grande, Pelotas e Arambaré, os demais não estão preparados para situações do gênero. Ele falou, ainda, das condições climáticas que estão alterando o comportamento da natureza, a exemplo do maior volume de chuva. “Está havendo mudança e isso está pegando os municípios despreparados”, alertou.

O reitor Mauro Del Pino mencionou que a formalização poderá ser feita via termo de cooperação técnico-científica, o que oportunizará o envolvimento de outros cursos e áreas. O aprendizado do município ao lidar com a situação negativa, disse o prefeito, motivou o ingresso na Campanha Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), e caracteriza o local como um grande laboratório.

Participaram da reunião, ainda, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de São Lourenço do Sul e integrante do Conselho Nacional de Proteção de Defesa Civil, Rodrigo Seefeldt, o coordenador da Defesa Civil do município, Ilton Kuhn, as professoras do Centro de Engenharias da UFPel Andréa Castro e Diuliana Leandro, e o assessor da Reitoria, Paulo Koschier.

Publicado em 25/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.