Agosto Negro começa nesta sexta-feira (21)

agosto_negroComeça nesta sexta-feira (21) o Agosto Negro de Pelotas. Até o dia 30, uma série de atividades será promovida, no intuito de provocar discussões e ações que denunciem as dores daqueles quem têm a pele preta, e que também afirmem a beleza e a resistência da cultura negra. Grande parte das atividades será realizada na Ocupação Coletiva de Arteiros (OCA), projeto gerido por alunos, com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O Agosto Negro de Pelotas chega à sua quinta edição. O tema “Juventude Negra Viva” propõe a reflexão sobre a atualidade do país em especial em relação à violência e educação. A promoção do evento é do Coletivo Negada.

A programação mantém-se aberta, recebendo atividades em apoio e solidariedade à luta antirracista em Pelotas durante a última quinzena de agosto. Para saber as atualizações das atividades basta acessar o blog do Coletivo Negada, ou o evento no Facebook.

Programação prévia:

Dia 21/08, sexta-feira
Festa Preta, a partir das 22h
Discotecagem Carole Lelé
Apresentações Artísticas:
– D MIX Charme Rappers
– Tribal Fusion Dança Afro
– Jam Batucada
Local: OCA – Ocupação Coletiva de Arteiros (Rua Dona Mariana, 01 – Praça da Alfândega).

Dia 22/08, sábado
14h – Oficinas
– Mandalas em fio
– Macramê
– Maculelê
– Capoeira
– Brincadeiras
19h – Sarau Negro

Dia 23/08, domingo
Trocas de Ideias + Oficinas: a partir das 14h
– Falando com as folhas
– Capoeira
– Somaterapia
– Medicina natural + confecção de tinturas
– Apresentações
Local: Praça Aratiba, no Barro Duro

Dia 24/08, segunda-feira
19h – Roda de Conversa com as “Rosas” (coletiva feminista negra), durante a Semana Acadêmica do Serviço Social da UCPel.

Dia 29/08, sábado
A partir das 10h – Oficina de Culinária Baiana + Apresentações Artísticas
Local: CDD – Núcleo de Desenvolvimento Dunas (Rua Ulisses Guimarães, 2.057)

Dia 30/08, domingo
Das 15h às 23h59min – AFROCINE
Projeções antirracistas

Publicado em 21/08/2015, na categoria Notícias.