Professores da FAEM participam de excursão técnica pedológica

DSC08331Os professores Pablo Miguel e Luiz Fernando Spinelli Pinto, do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, participaram da Excursão Técnica Pedológica nos dias 7 e 8 de agosto, no Estado do Rio Grande do Norte, ocorrida conjuntamente com o 35º Congresso Brasileiro de Ciência do Solos, realizado na cidade de Natal nos dias 2 a 7 de agosto.

Essa excursão técnica, também conhecida como Mini Reunião de Correlação e Classificação de Solos (Mini RCC), tem como objetivo a observação e discussão de alguns tipos de solos representativos do estado nordestino em diferentes paisagens. A visita tem objetivo trazer contribuições relevantes para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).

O grupo percorreu um trecho de Natal até a cidade de Mossoró, partindo da zona úmida costeira, atravessando o ambiente dos Tabuleiros Costeiros e, em seguida, entrando no Ambiente Semiárido. Além da troca de experiência com pesquisadores de todo o Brasil e até mesmo de alguns pesquisadores estrangeiros, foi uma excelente oportunidade para discutir aspectos relacionados a gênese, morfologia e classificação de solos.

Essas experiências posteriormente são trazidas para os alunos, principalmente do curso de Agronomia, agregando o conhecimento a respeitos dos solos de outras regiões do Brasil.

Publicado em 17/08/2015, na categoria Notícias.