Patrimônio é assunto de Rodas de Conversa

cartaz_doisO Grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Conservação e Restauro e o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promovem o evento Roda de Conversa sobre o Patrimônio. Nos dias 17, 18 e 19, profissionais da área de Conservação e Restauro conduzirão relatos e debates sobre projetos e ações dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Memória Social e Patrimônio Cultural.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural da UFPel, Francisca Michelon, a Universidade, por meio de várias ações, promovidas por docentes, alunos e técnico-administrativos, em diferentes projetos e Unidades, tem tido, há décadas, expressiva participação na salvaguarda do patrimônio cultural da cidade, do Estado e de outros lugares. “Apesar da ainda curta trajetória dos três cursos e de um corpo docente e técnico enxuto, os resultados indicam o fôlego do trabalho”, disse.

No primeiro dia, 17, os debatedores serão os professores Silvana de Fátima Bojanoski (coordenadora do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis), Diego Lemos Ribeiro (coordenador do curso de Museologia) e Maria Letícia Mazzucchi Ferreira (vice-coordenadora do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural).

No dia 18, quando o tema principal será Conservação e Restauração de Bens da Cidade, os convidados serão os professores Andrea Lacerda Bachettini, Isabel Halfen Torino e Daniele Baltz da Fonseca, além da conservadora Keli Cristina Scolari. Os temas abordados serão Restauro das Pinturas Murais do Guarany, Bens Integrados dos Casarões de Pelotas e Ações de Restauração no Acervo do Museu da Baronesa.

Encerrando a programação, no dia 19 estará em foco o tema Museus na Comunidade. Estarão presentes os professores Nóris Mara Pacheco Martins Leal, Diego Lemos Ribeiro e Fábio Vergara Cerqueira. Em foco, o Museu do Doce, o Museu do Gruppelli e os Museus Etnográficos da Colônia Maciel e da Colônia Francesa.

Todos os encontros serão realizados no Auditório do Museu do Doce da UFPel (Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório), às 19h. A entrada é franca.

Publicado em 17/08/2015, na categoria Notícias.