Saúde em cooperativa de reciclagem é tema de pesquisa

enfermagem_tccA acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Gissela Leitzke apresentou recentemente seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Educação em Saúde na Prevenção de Parasitoses Intestinais em uma Cooperativa de Reciclagem”. A orientação foi da pós-doutoranda em Parasitologia e enfermeira Denise Gamio Dias.

O trabalho parte das mudanças no perfil exigido pelo mercado de trabalho e das deficiências no gerenciamento dos resíduos sólidos das cidades, fazendo surgir uma classe de trabalhadores conhecida como “catadores de materiais recicláveis”, que estão expostos aos riscos de contaminação por elementos tóxicos e organismos patogênicos.

A pesquisa desenvolve atividades de educação em saúde ambiental em cooperativas de catadores de materiais reciclável conveniadas ao SANEP na cidade de Pelotas, minimizando os riscos de contaminação com enteroparasitos.

Elogiado pela banca pela relevância acadêmica e social que representa, o estudo é fruto de um projeto de pesquisa “guarda-chuva” do Centro de Controle de Zoonoses da UFPel intitulado “Metodologia de avaliação, com uso de indicadores, para avaliar impacto das ações de Educação em Saúde Ambiental nas cooperativas de catadores da cidade de Pelotas-RS para minimizar enteroparasitoses”.

O projeto aproxima alunos de graduação e pós-graduação. A iniciativa abrange pesquisas de pós-doutorado de Denise, de doutorado de Juliana Hernandes e de graduação de acadêmicos da Faculdade de Enfermagem Jéssica Perboni, Isabela Blair, Gissela Leitzke e da Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária Carolina Gonçalves no Programa de Pós-Graduação em Parasitologia da UFPel. A orientação é do professor Claudiomar Soares Brod.

Publicado em 07/08/2015, na categoria Notícias.