Reitor da UFPel esclarece sobre as verbas da Capes para a pós-graduação
Em reunião realizada nesta quinta-feira (9), dentro do Seminário sobre Gestão Orçamentária e Financeira das Universidades Federais, realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, com a presença do reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, o secretário executivo do Ministério da Educação, Luís Cláudio Costa, afirmou que não haverá corte de 75% nas verbas do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).
Segundo o Secretário, todas as bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) terão continuidade em seus pagamentos. O que houve foi a liberação de 25% das verbas do Proap. O restante do valor será liberado em parcelas ao longo do ano, levando em consideração o contingenciamento das verbas já definidas pelo governo federal.
Os esclarecimentos prestados pelo reitor visam tranquilizar a comunidade acadêmica, tendo em vista informações passadas pela própria Capes aos pró-reitores e programas de pós-graduação sobre o possível corte, que acabou não sendo confirmado pelo Ministério da Educação.