Início do conteúdo

Barragem Eclusa passa por manutenção preventiva

20150618_121750A Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, operada pela Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, órgão ligado à Universidade Federal de Pelotas, recebeu, na manhã da última quinta-feira (18) manutenção preventiva e corretiva em suas instalações. A atividade, realizada por empresa especializada, garantiu a operacionalidade da estrutura, fundamental para o desenvolvimento econômico da região sul do estado.

De acordo com o diretor da ALM, Gilson Porciúncula, a manutenção é rotineira, sendo realizada, em média, de dois em dois anos. O foco principal é o canal de eclusagem, espaço que permite que as embarcações transponham a barreira imposta pela barragem. Mergulhadores inspecionaram e realizaram trocas de peças nas janelas by pass, responsáveis por equalizar os níveis de água entre o canal de eclusagem e o próprio Canal São Gonçalo. Na oportunidade também foram diagnosticadas as condições de funcionamento, que mostraram que estão conforme o esperado para uma boa operação.

Algumas das manutenções foram deixadas para serem realizadas durante a reforma geral da barragem, pois, apesar de se fazerem necessárias, não impedem o funcionamento. A reforma está em fase de encaminhamento ao Ministério dos Transportes, para captação de recursos. A última intervenção desse tipo foi realizada entre os anos de 2002 e 2004 e custou, na época, cerca de R$ 410 mil.

Publicado em 23/06/2015, na categoria Notícias.